DEPUTADOS DO MARANHÃO.

MARANHÃO – O Maranhão permanecerá com a atual representação legislativa que ostenta na Câmara Federal e na Assembleia Estadual mesmo após a edição de lei complementar pelo Congresso Nacional para adequação do número de parlamentares ao Censo do ano passado.

Com isso, 18 deputados federais seguirão representando o Maranhão na Câmara dos Deputados, enquanto 42 deputados estaduais permanecem na Assembleia Legislativa do estado.

Os estados do Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Alagoas perderão 14 vagas na Câmara ao todo. A maior perda será do estado fluminense, que terá quatro cadeiras a menos. Já Santa Catarina e Pará teriam o maior crescimento, ganhando quatro vagas cada. Amazonas, Minas Gerais, Ceará, Goiás e Mato Grosso também terão aumento no número de parlamentares federais.

O STF já possui maioria formada para determinar a adequação, a ser feita pelo TSE, e que deve ter como base os dados demográficos previstos no censo 2022. O número de deputados permanece inalterado, bem como o mínimo e o máximo de representantes por estado.

513 parlamentares ocupam a Câmara dos Deputados, com mínimo de 8 e máximo de 70 representantes de cada unidade federativa.

(FONTE: MARRAPÁ)