REGIÃO DO MUNIM E LENÇÓIS – Mesmo com o fim do período chuvoso, as condições das estradas federais no Maranhão ainda estão em péssimo estado de conservação. É o caso da BR-402 que corta os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. É a principal ligação da capital São Luís ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
A pista não oferece segurança aos motoristas por causa dos buracos. As pessoas precisam invadir o acostamento para fugir da grande quantidade de crateras. Grandes buracos se concentram desde Bacabeira, até a cidade de Barreirinhas.
A BR-402 faz parte da Rota das Emoções e quem depende dela para trafegar reclama da falta de infraestrutura. O DNIT já havia anunciado a recuperação das estradas federais, mas, até o momento, não é vista nenhuma obra por lá.
As autoridades maranhenses precisam chamar a atenção do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Com o estado em que a BR-402 se encontra, turistas e moradores deixaram de frequentar a região, uma das mais importantes para a economia do Maranhão.
Vamos ver se, com a vinda do presidente Jair Bolsonaro ao Maranhão em agosto, algo aconteça no sentido de cobrar a recuperação da BR.