Situação de emergência na cidade maranhense de Buriticupu.

BRASÍLIA – O Governo Federal, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (20), a situação de emergência na cidade maranhense de Buriticupu, afetada por voçorocas, fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos no solo. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Agora, a prefeitura está apta a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

O retorno do período chuvoso trouxe de volta o pesadelo de conviver com o aumento das crateras que ameaçam a vida de milhares de moradores em Buriticupu, onde a prefeitura já havia decretado estado de calamidade pública.

Até o momento, o Maranhão tem 19 reconhecimentos vigentes, dos quais 15 por estiagem, um por inundação, um por boçorocas, um por chuvas intensas e um por colapso de edificações.