MARANHÃO – O vice-governador Felipe Camarão, do PT, concedeu entrevista ao quadro Ponto de Vista, da TV Guará – canal 23.1, na TV Aberta; e nos canais Maxx 21; SKY HD 323; Claro 23; e Claro HD 523 – que vai ao ar toda terça-feira e quinta-feira, às 18h15, na qual tratou de política; fez um balanço do trabalho realizado na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pelo Governo do qual faz parte; e apontou prioridades para 2024.
Questionado pelo editor do Blog sobre o cenário que se desenhará no Maranhão com saída de Flávio Dino (PSB) da política partidária, uma vez que o ainda senador assumirá, no dia 22 de fevereiro, o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o governador Carlos Brandão (PSB), a partir de agora, tem a missão de conduzir um grupo político amplo e que, com responsabilidade e ouvindo a todos, características que lhe são peculiares, saberá cumprir bem a tarefa.
“Eu e ele [Brandão], mais do que nunca, estamos unidos em favor do Maranhão”, disse.
Felipe lembrou que este grupo político nasceu da ascensão de Dino, que teve papel fundamental nas vitórias de Edivaldo Holanda Júnior para Prefeitura de São Luís, em 2012 e 2016, e nos pleitos de 2014, 2018 e 2022.
O vice-governador e secretário avaliou 2023 como um ano difícil, no qual o Governo do Estado teve que fazer ajustes e que a classe política e, em especial, a população tiveram que aguardar resultados do novo Governo Federal que, na avaliação do petista, vem executando um excelente trabalho de recuperação econômica e de maior capacidade de investimento.
Mesmo assim, segundo Felipe, a gestão Carlos Brandão mostrou serviço e comprometimento ao entregar cerca de 500 novas obras nos mais variados setores.
Sobre os precatórios do Fundef, da ordem de R$ 4 bilhões e que serão pagos em três parcelas anuais, explicou que 60% dos recursos serão destinados à classe dos docentes e o restante, juntamente com recursos do Estado, serão investidos em novas obras e ações que tornarão 2024 um ano muito mais promissor e de conquistas.
Apoiador da pré-candidatura a prefeito de São Luís do deputado federal Duarte Júnior (PSB), Felipe afirmou que o seu grupo político não deverá repetir o erro de 2020, quando várias candidaturas do campo governista foram lançadas e não houve uma união posterior.
Ele defendeu a estratégia de que todos se unam em torno do nome de Duarte, pré-candidato leonino mais bem posicionado em todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento.
De acordo com ele, o ex-presidente do Procon é preparado; já mostrou saber administrar; e fará o contraponto necessário à gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD) que, segundo Camarão, executa um governo voltado para poucos que residem em bairros nobres da cidade.
Sobre a indicação do PT para o posto de vice de Duarte, Felipe confirmou que, hoje, disputam a indicação o deputado Zé Inácio e Cricielle Muniz, atual diretora-geral do IEMA.
Felipe Camarão também tratou sobre o processo de rematrícula na rede estadual de ensino; Prêmio Estudante Cidadão; e outros projetos e ações.