GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO COM O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DR. MAURICIO E O COMANDANTE GERAL DA PMMA.

MARANHÃO – A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realiza, na segunda-feira (22),  às 11h, no Auditório Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), a aula inaugural do curso de Nivelamento Técnico Profissional para os 600 novos soldados da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) recém-nomeados pelo governador Carlos Brandão, que tem realizado grandes investimentos para reforçar a segurança do estado visando à redução da criminalidade e o bem-estar da população.

O curso visa garantir ao soldado a qualificação técnica para as atividades preventivas e ostensivas da Polícia Militar e terá duração de cinco meses, com aulas de segunda a sábado e turmas no período matutino e vespertino, a ser realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), localizado no km 2 da rodovia BR-135, bairro Tirirical, em São Luís.

A grade curricular do curso contempla disciplinas como instruções de direitos humanos, gerenciamento de crise, tiro policial, defesa pessoal, abordagem, saúde física, entre outras.

Para receber os novos praças, a Secretaria da Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Estado de Governo (Segov), está realizando ampla reforma do CFAP com o objetivo de garantir um ambiente adequado a todos os soldados. A reforma contempla 12 salas de aula, banheiros, refeitório, climatização de ambientes, auditório, estande de armas, entre outros espaços.

Investimentos contínuos

Desde o início de sua gestão, o governador Carlos Brandão tem feito investimentos expressivos na segurança pública. Prova disso foi são as notáveis reduções nos índices de criminalidade em 2023, como, por exemplo, queda de 32% no número de feminicídios, como mostra o Mapa da Segurança Publica, do Ministério da Justiça.

Houve, ainda, redução de latrocínio em 40%; redução de assaltos a bancos em 61%; queda de roubo de carga de 77%; queda de 25% no crime de tráfico de drogas; queda de mortes por intervenção policial em 39%; bem como redução em roubo e furto de veículos, roubos a coletivo, entre outros.

Além disso, em 2023, também houve aumento na apreensão de drogas. Apreensão de cocaína cresceu em 87% e de maconha, 37%. Houve também aumento no cumprimento de mandados de prisão, com 28% a mais. Apreensão de armas subiu cerca de 3%.

Os números refletem os investimento que vêm sendo feitos de forma contínua. Até agora, já foram entregues cerca de 400 viaturas às polícias Civil e Militar. Vários cursos também já foram realizados para capacitar o efetivo e o trabalho que é realizado em prol dos maranhenses.

O governador Carlos Brandão também está reformando aproximadamente 80 delegacias, além de diversos batalhões.

No último ano, houve o chamamento de remanescentes do concurso da Polícia Civil: delegados, escrivães e investigadores. Mais recentemente, foi aprovado pela Assembleia a quebra da cláusula de barreiras, significando a autorização para o governo convocar mais 50 delegados de polícia, 20 investigadores e 10 peritos.

Mais recentemente, o governador concedeu mais de 870 promoções a policiais militares e bombeiros, nomeou 600 policiais militares, além de anunciar a realização de concurso para a Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Os procedimentos para contratação de bancas e lançamento do edital já estão em curso.