MARANHÃO – Raimundo Erick, 13 anos, é estudante do 9º do Ensino Fundamental no município de Olho d`Água das Cunhãs, distante 297 km de São Luís, e foi identificado com superdotação/altas habilidades e memória eidética. O estudante, que chamou atenção da comunidade docente de universidades públicas do país pelo potencial cognitivo, a partir desta terça-feira (15), receberá todo o atendido necessário para o seu desenvolvimento no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação Joãosinho Trinta (NAAHS).
Erick é estudante da rede municipal de Olho d`Água das Cunhãs, que buscou apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para que o aluno pudesse receber o atendimento necessário para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades.
“Eu estou muito feliz, sinceramente. Descobri que aqui eles fazem a Matemática até o nível universitário. Fico muito feliz porque é perfeito, tem muitas áreas que podem trabalhar com a superdotação. Minha expectativa é que dê tudo certo e daqui a alguns anos eu possa entrar aqui já formado, com minha graduação e pós-graduação. Agradeço a toda a equipe que recebeu tanto a mim quanto a minha mãe”, revelou Raimundo Erick.
No NAAHS, o estudante terá todo o atendimento necessário para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades nos grupos de Matemática, Física e Robótica e do grupo de enriquecimento em linguagem. Além disso, a família também receberá orientações da equipe multidisciplinar do Núcleo.
“Eu estou muito feliz por ter descoberto aqui uma equipe maravilhosa para acompanhar e ajudar meu filho da melhor forma possível. Tenho certeza que aqui ele vai ser muito bem tratado e o conhecimento dele vai aumentar muito”, disse emocionada a mãe de Erick, Raquel Barros Bezerra Bringel.
O professor do NAAHS, Cleverson Ferreira, que fez o primeiro atendimento ao estudante, ressaltou que Erick receberá apoio o acadêmico, mas também afetivo para que possa desenvolver com tranquilidade suas habilidades. “Recebemos o Erick com muito carinho e vamos ver o conhecimento dele em Matemática, a partir disso, corrigir lacunas e aperfeiçoar o que ele já sabe para tenha uma boa base, de forma que chegue ao ensino superior sem nenhuma defasagem em relação aos outros alunos”, realçou. Além do atendimento do estudante, a Seduc firmará um acordo de regime de colaboração com a Secretaria Municipal de Educação para o apoio técnico-pedagógico à rede municipal na área de Educação Especial.
O NAAH/S é um órgão ligado à Seduc que tem como proposta formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos e proporcionar informações sobre as necessidades educacionais especiais desses alunos para a comunidade escolar da rede regular de ensino.
O Núcleo é organizado com salas de recursos para atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, oportunizando o aprendizado específico e estimulando suas potencialidades criativas e seu senso crítico, com espaço para apoio pedagógico aos professores e orientação às famílias de alunos com Altas Habilidades/Superdotação.