MARANHÃO – O programa Rotas e Redes Literárias, iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e a Cidade Escola Aprendiz, por meio do Centro de Referências em Educação Integral, realiza, até essa quinta-feira (28), a segunda etapa de formação de Práticas de Mediação de Leitura.
O programa tem por objetivo apoiar as redes públicas de ensino na estruturação de política de promoção do livro e da leitura, além de integrar ações de leitura no currículo. Entre as ações do programa, destacam-se os encontros formativos de profissionais de educação, remodelagem de salas de leitura e ampliação do acervo de livros literários em escola públicas, promovendo uma rede leitora nos municípios.
A ação formativa, que tem duração de três dias, acontece de forma presencial no auditório do IEMA Pleno de São Luís, antigo Marista. No total, 180 estudantes, gestores escolares, coordenadores, pessoal administrativo, serviços gerais e familiares de 18 escolas da rede estadual de ensino no município de São Luís participam da formação.
O objetivo da formação é capacitar essas comunidades escolares para atuarem no processo de montagem de espaços de leitura com equipamentos de bibliotecas nas escolas públicas estaduais contempladas pelo Programa Rotas e Redes Literárias.
A formação é realizada pelo educador Beto Silva, pedagogo, psicopedagogo e mediador de leitura literária. Durante a formação, são trabalhadas técnicas de prática e mediação de leitura, além de dinâmicas em grupo que estimulam a interatividade entre os participantes.
“Juntamos professores e estudantes para construir uma comunidade de leitores, que volte para as escolas, para que mais pessoas continuem esse movimento. Esses participantes têm a responsabilidade de multiplicar esse conteúdo que aqui está sendo trabalhado, e a gente tenha uma escola cada vez mais leitora”, destacou Beto Silva, educador/formador.
“Essa formação está sendo muito importante para que eu tenha mais engajamento no meu processo de aprendizagem e, também, para que eu tenha mais paixão pela leitura, porque eu sei que vai ser muito importante para mim no futuro”, disse o estudante David Usher da Silva Paulino, do CE Bernardo Coelho de Almeida (BCA).
Na primeira etapa de formação, realizada em 2021, foram contempladas 11 escolas dos municípios de São Luís, Santa Rita, Bacabeira e Arari, localidades que estão situadas no entorno da Estrada de Ferro Carajás.