MARANHÃO = O Plano Mais IDH, programa de combate à extrema pobreza do Governo do Maranhão, foi premiado como Destaque de Boas Práticas, no Prêmio Excelência em Competitividade, organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A iniciativa analisou mais de 150 políticas públicas em todo o país. Desde 2015, quando foi criado, o plano já executou mais de R$ 1 bilhão em ações nos 30 municípios mais pobres do estado.
Ao receber o Prêmio Excelência em Competitividade, de forma virtual, o governador Flávio Dino fez referência aos entes públicos e privados que ajudam na execução do Plano. “Homenageio todos aqueles que fizeram este momento de reconhecimento. Nossos parceiros públicos e privados, desde agentes municipais até empresas, entidades dos movimentos sociais que nos ajudam no Mais IDH, assim como também a nossa equipe de Governo”, disse.
O Maranhão foi o estado que mais inscreveu boas práticas de gestão no Prêmio. Outros dois programas do Governo estavam entre os finalistas: Cheque Cesta Básica e Trabalho com Dignidade. O desempenho maranhense também foi destaque no Ranking de Competitividade dos Estados, sendo reconhecido como um dos dois estados que teve maior evolução, subindo três posições nacionalmente, em comparação à edição 2019 do ranking. Este ano o Maranhão ficou com a 23ª posição, com destaque para os desempenhos em Inovação, Educação e Potencial de Mercado.
Para o governador Flávio Dino, a promoção do ranking é de grande importância, uma vez que ele é utilizado como instrumento de planejamento para as ações no estado. “Temos obviamente o controle institucional, interno e externo, mas acreditamos que empresas, entidades, sociedade civil e mundo acadêmico podem e devem controlar a ação governamental, para que haja o aprimoramento no emprego dos recursos públicos, que devem ser manuseados com as marcas da probidade e da transparência”, defendeu.
Mais IDH
O Plano Mais IDH é um programa do Governo do Maranhão para redução da extrema pobreza, com promoção de justiça social e cidadania para as populações mais vulneráveis nos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento do Humano do estado. O plano possui seis eixos temáticos (Educação; Trabalho e Renda; Saúde e Saneamento; Infraestrutura; Gestão, Cidadania e Participação Popular; e Gênero, Raça e Juventude) e executa ações de 27 secretarias, órgãos e autarquias estaduais.