PRESIDENTE JUSCELINO/MA= A Prefeitura Municipal de Presidente Juscelino sob administração do jovem médico, Dr Pedro Paulo, através da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira(21), a tão sonhada Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 no município, que nesta primeira etapa são destinados aos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente da pandemia. Vale ressaltar que o município recebeu 51 doses.
A Solenidade aconteceu na UBS Lindimar Baima Alves e iniciou-se com uma oração abençoada do Pastor Linhares. O momento histórico marcou as primeiras aplicações da vacina nos profissionais de saúde do município.
Estiveram presentes na oportunidade o prefeito Dr.Pedro Paulo, a primeira dama e secretária de educação, Thamires Rabelo, a secretária de saúde e enfermeira Viviane Arruda, o secretário adjunto de saúde Ivaleno Brandão e a equipe da SEMUS, a chefe de departamento de comunicação Dalva Lemos, os vereadores Silvia de Zé Alejado(presidente da câmara), Vaguinho e Geovane, o diretor do hospital Gabriel, a equipe da força estadual de saúde da Regional de Rosário, dentre outras autoridades.
Antes das aplicações iniciarem foi apresentado pela SEMUS a todos, o Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19, contendo todas as diretrizes e orientações do Ministério da Saúde.
A coordenadora de imunização que trabalha a 36 anos no município, Sônia Maria(técnica em enfermagem), foi a primeira profissional da saúde juscelinense a receber a vacina contra a Covid-19, aplicada na oportunidade pelo prefeito que também é médico, Dr Pedro Paulo. Os demais profissionais vacinados na oportunidade foram : Célia Maria Pereira Divino(técnica de enfermagem), Edith Figueiredo(técnica de enfermagem), Gabriel Rodrigues Nunes(diretor do hospital), Nayara Rocha Nunes(enfermeira) e o Médico Ruy Blaz.
Em entrevista a coordenadora de imunização Sônia Maria, frisou :
“Como a primeira profissional da saúde vacinada em presidente Juscelino, pra mim foi um enorme prazer. No início eu me senti com um pouco de medo, mas foi passando aos poucos. Agora nós só temos que acreditar que vai dar tudo certo e dias melhores virão.”
O prefeito e médico Dr.Pedro Paulo que teve a experiência de aplicar as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 nos profissionais de saúde. Destacou :
“A prefeitura de Presidente Juscelino estará trabalhando diuturnamente para que todo o plano de vacinação seja cumprido e tudo que depender de nós, não só pela profissão de médico, mas hoje como gestor da cidade, estamos aqui para fazer pela nossa população sempre o melhor. Confio na minha equipe de trabalho, e em todos que estão trabalhando nessas etapas de vacinação, entretanto vamos continuar usando nossas máscaras, usando o álcool em gel e fazendo todas as medidas necessárias para que esse vírus se acabe em nossa cidade.”
A Secretária Municipal de Saúde, a enfermeira Viviane Arruda, ressaltou a nossa reportagem :
“Em Presidente Juscelino, Graças a Deus, ainda não teve nenhum óbito, e a gente quer reforçar as medidas de prevenção como a lavagem das mãos, o uso da máscara, evitar aglomeração e manter o distanciamento para que esse índice permaneça como está, então nós pedimos, enquanto secretaria de saúde que a população tenha essa consciência. O município recebeu 51 doses de vacina e nessa primeira etapa de acordo com o plano do ministério da saúde, o plano estadual e o municipal, é para os profissionais de saúde. Na segunda fase, é o outro grupo prioritário , que são para pessoas a partir de 60 anos e pessoas com comorbidades. E hoje, a tão sonhada vacina chegou em Juscelino, nossos profissionais serão vacinados, com esse limite de 51 doses até o ministério liberar mais, a segunda dose que tem que ser tomada, também será mandado para esses 51 profissionais e nós estaremos orientando a população e dando informações sobre as etapas, na qual organizaremos de acordo com o plano municipal, juntamente com as equipes de PSE para que nós possamos levar essa vacina a toda população juscelinense.”
A presidente do poder legislativo Silvia de Zé Alejado, Resumiu em sua fala :
“Além de ser vereadora, sou funcionária de saúde, e é com muita alegria que recebemos hoje essa vacina. Essas 51 pessoas que tomarem esta vacina precisam garantir que tomarão a segunda dose, pois só assim poderão ser imunizadas e esperamos que venha mais, mas não depende somente de Juscelino e nem somente do governo do estado, mas também do governo federal que busque esses insumos para que seja oferecida para todos, o nosso sonho é que todos estejam imunizados, e eu espero em Deus que essa vacina venha de fato para salvar a humanidade.”
Segundo a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Juscelino, continuará nesta sexta-feira na sala de vacinação do hospital municipal, a imunização de mais profissionais da saúde que trabalham na linha frente de combate a Covid-19, e em breve a cidade receberá mais doses da vacina que traz esperanças para as coisas voltarem a normalidade.
Mais vacinas chegando para o Maranhão e consequentemente para os municípios
O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, comemorou ontem (21) a notícia de que a Índia entregará, nesta sexta-feira (22), as primeiras doses da vacina de Oxford, contra o novo coronavírus, ao Brasil.
O imunizante foi desenvolvido pelo laboratório AstraZeneca, e será distribuído no país pela Fiocruz.
Segundo Lula, mantidos os padrões atuais de doses, o Maranhão deve receber 50 mil dessa vacina específica. Da CoronaVac, chegaram ao estado algo em torno de 160 mil doses.
GALERIA DE FOTOS