Dr.Pedro Paulo. Prefeito de Presidente Juscelino.

PRESIDENTE JUSCELINO/MA = O município de Presidente Juscelino é o primeiro da região do Munim a concluir a primeira etapa de vacinação da covid-19. Todas as pessoas do público alvo já receberam a primeira dose da vacina. Agora, a prefeitura aguarda entrega de novas doses para dar início à segunda etapa da campanha. Foram aplicadas 141 doses das vacinas em profissionais da saúde e idosos. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.

Para realizar a campanha, a atual gestão enfrentou barreiras como falta de estrutura das unidades, falta de equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e Vigilância Sanitária sem funcionamento. “Conseguimos sanar esses problemas. Já organizamos a unidade hospitalar e temos as equipes de PSF, aguardando a visita técnica do Governo Estadual para desbloqueio e retorno às atividades”, explica o prefeito Dr. Pedro Paulo.

As doses recebidas foram distribuídas pelo município – das vacinas Coronavac e Astrazeneca. “Avalio a campanha com bastante satisfação, diante da situação que encontramos. Concluímos essa primeira etapa da imunização de todas as pessoas do público alvo, com 100% de aproveitamento. Estamos aguardando receber novas doses para darmos continuidade à vacinação”, pontua a secretária de Saúde, Viviane Arruda.

No que refere aos testes rápidos, foram 179 realizados. O boletim da Covid-19 no município aponta 277 casos descartados, 45 casos confirmados, 39 recuperados, seis casos ativos em monitoramento e nenhum óbito.

O prefeito Pedro Paulo, que é médico, sabe da necessidade de condições estruturais e de profissionais adequados para o êxito da campanha. “Tudo está sendo feito para mantermos a vacinação e garantir a saúde da população”, reforça o gestor.

VACINAÇÃO.

MEDIDAS

Em apoio às ações de combate ao coronavírus, a prefeitura conseguiu retorno das atividades das equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal; unidade hospitalar em funcionamento 24 horas; capacitação de todos profissionais para combate à doença; covid-19.

Ainda, funcionamento do Centro de Atendimento à Covid-19 com laboratório e oferta de exames de ultrassonografia; implantação do Disk Covid; instalação de barreiras sanitárias; cumprimento de ações do Ministério da Saúde, como Janeiro Roxo, início da vacinação e distribuição dos imunizantes.