ICATU/MA – A prefeitura de Icatu, sob administração do prefeito Walace Azevedo, resgata a tradição cultural do carnaval icatuense com a seguinte frase, “Abre Alas para o nosso Rei Momo e a Rainha do Carnaval de Icatu 2023 passar”!
Neste ano, resgatamos a tradição cultural do carnaval. E quem vai representar a Corte Momesca da nossa cidade durante o período carnavalesco, é:
O Rei Momo, Dalton;
E a Rainha, Patrícia Silva.
Se preparem: este foi só o 1º grito do #Carnaval2023 da nossa cidade. Amanhã lançaremos a programação oficial.
Icatu, reviverá as festividades do Carnaval cheio de alegria e samba no pé’.
“O Carnaval é uma das manifestações culturais mais importantes do país e faz parte da história de Icatu, que neste ano traz um resgate da tradição e um evento voltado para toda a família. Será uma grande festa para todos!”, destaca o prefeito Walace Azevedo.
Segundo A secretária municipal de Cultura, Ana Paula, além de fornecer a estrutura para a realização da festa, o principal objetivo da Prefeitura é promover a integração da comunidade. “Nós queremos proporcionar uma festa plural e tranquila, reunindo blocos, famílias, amigos em um espaço dedicado à alegria e à felicidade. Por isso, estamos trabalhando com muito foco e empenho para que o Carnaval 2023 seja não só um momento de celebração, mas também um marco para a cidade”, aponta Ana Paula.
Sempre comprometido em realizar ações que fortaleçam o resgate às tradições culturais do município, o prefeito Walace Azevedo avaliou o resgate como uma iniciativa bastante positiva que ampliou as trocas culturais e vivências.
“A intenção foi fortalecer a convivência comunitária entre os nosso povo, por meio de uma atividade carnavalesca tradicional, animada com marchinhas e canções típicas, além de oferecer um momento de lazer às famílias da nossa cidade de Icatu”, destacou o prefeito, que completou: “O objetivo foi alcançado com sucesso e toda equipe envolvida está de parabéns pela dedicação”.
Origens
Conhecido de todos os brasileiros, mesmo daqueles que dizem que não gostam da folia, o Carnaval é uma das mais tradicionais festas populares do mundo. No Brasil é, sem dúvida, o maior evento popular, levando milhões de pessoas para as avenidas, sambódromos e clubes para dançar, sambar ou simplesmente assistir aos desfiles.
O Carnaval teve origem na Europa, na Idade Média. O evento chegou ao Brasil ainda no período colonial, quando eram realizadas diversas brincadeiras. A partir do século XX, muitos ritmos passaram a fazer parte das comemorações e na década de 1930 se tornou a principal festa popular do país.
O Carnaval em Icatu
Foi ainda no século passado que o Carnaval chegou a Icatu.
408 ANOS DE ICATU – A cidade de Icatu comemorou 408 anos, com uma vasta programação festiva.
Berço de poetas e prosadores, e segundo município mais antigo do Maranhão, Icatu se destaca no estado como a terra das mais acirradas batalhas históricas que determinaram a colonização da capital maranhense, São Luís.
De riquezas naturais fantásticas e uma diversidade cultural pujante, Icatu presenteou sua população com uma programação recheada de ritmos como tambor de crioula, banda marcial, shows artísticos e salva de fogos.
Das ruas para os salões
Tempos atrás o Carnaval também caiu no gosto dos clubes sociais de Icatu, que passaram a realizar concorridos bailes com marchinhas clássicas do país. A partir da década passada, portanto, o Carnaval icatuense se dividiu entre as festas populares nas ruas, com a participação das escolas de samba e blocos, e os clubes sociais, com seus foliões rodando nos salões.