DONA IRENE GOMES DA CIDADE DE ICATU.

ICATU/MA – A prefeitura de Icatu celebrou o Dia da Consciência Negra, e a ancestralidade de todas as Comunidades Quilombolas. O Dia da Consciência Negra, celebrado na quarta-feira, 20 de novembro, foi marcado por festa em Comunidade Quilombolas em quase todos estados brasileiro, em Icatu, foi lembrado através da administração municipal. Como em algumas cidades que tiveram artesanato, pintura, dança, apresentações musicais, palestras e, acima de tudo, valorização da cultura afro e muito respeito à luta de seus ancestrais.

O Dia da Consciência Negra, celebrado na quarta-feira (20), é uma data significativa no calendário nacional brasileiro, instituída para refletir sobre o papel histórico, social e cultural da população negra na construção do país. A escolha do dia remete à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência à escravidão e luta pela liberdade e pelos direitos da população negra. Para marcar essa data especial, a Prefeitura de Icatu, celebrou esta data que destacam a história e a cultura afro-brasileira, ressaltando a expressiva contribuição artística e cultural do povo negro.

Este é o primeiro ano que o Dia da Consciência Negra passou a ser feriado nacional. a cidade de Icatu, como tem áreas quilombolas, celebrou as conquistas da comunidade, ressaltando a importância da data comemorativa. “A nossa comunidade é um símbolo de luta e resistência por tudo que já resgatamos e construímos. E no Dia da Consciência Negra, vemos ainda mais forte a importância de lutarmos juntos por um desenvolvimento social. Nossa comunidade sempre procurou benefícios, apoio social e nos mantivemos unidos em meio às adversidades, mantendo viva a cultura dos nossos ancestrais, valorizando uns aos outros, fortalecendo a nossa identidade cultural”, afirmou dona Irene.

“Herança da resistência! 
Hoje, no Dia da Consciência Negra, celebramos a cultura e a ancestralidade de todas as nossas Comunidades Quilombolas.
E, em nome de Dona Irene, reconhecemos a luta e a força do nosso povo preto, reforçando nosso compromisso com a igualdade e com a construção de políticas públicas mais justas”. Postou o prefeito Walace.