Coordenadora estadual do Programa, Kalynne Bezerra e a Dra. Lurdes Leitão.

BARREIRINHAS/MA – A Prefeitura de Barreirinhas em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, promoveu na tarde do dia, 25, no Centro Municipal de Convenções Pe. Jocy Rodrigues oficina presencial, aberta ao público, de orientação e discussão das práticas integrativas no SUS que consiste no cultivo, conservação e utilização de plantas medicinais, bem como a produção de alguns tipos de medicamentos, utilizando como matriz as próprias plantas cultivadas.

Hoje, 26, pela manhã no Auditório da Saúde o treinamento será apenas com os profissionais: médicos, enfermeiros, biomédicos, farmacêuticos e nutricionistas.
Segundo a coordenadora estadual do Programa, Kalynne Bezerra essa terapêutica, paralela a outras terapêuticas medicamentosas, passou a ocupar novamente, neste século e o Maranhão é um dos estados pioneiros na implantação da política em saúde no país. “Tal política tornou-se fundamental na atenção primária à saúde, após orientação da OMS, consolidado no documento ‘Estratégia de da OMS sobre Medicina Tradicional 2002-2005’, e no relatório final da ‘primeira Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica’, realizado em Brasília em setembro de 2003, bem como, nas diretrizes da atual Política Nacional de Medicina Natural e Práticas Complementares, desenvolvida pelo Ministério da Saúde”, finalizou Bezerra.

O trabalho não pode parar!

DRA. LURDES LEITÃO.
PÚBLICO PRESENTE.