PAULINO NEVES/MA – Na manhã da última terça-feira, 09 de janeiro de 2024, o Prefeito Raimundo Lídio esteve com representantes do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos – IMESC, para tratar sobre inconsistências na contagem populacional apresentada pelo IBGE durante o último censo.
De acordo com o censo realizado no ano de 2023, o povoado Riacho do Meio do Cesarino foi recenseado para o município de Tutoia, Centro do Eusébio dos Reis, Taboca, Mangueira e Guarimazinho foram recenseados para o município de Santa do Maranhão, impactando em uma redução de aproximadamente 3000 habitantes, causando grande prejuízo para o município de Paulino Neves.
Por outro lado, se tais populações forem revertidas a favor do município, iremos aumentar a população de 17mil para cerca 20 mil, enquanto Tutoia e Santana terão população reduzida e poderão perder recursos por conta da diminuição no coeficiente utilizado como base para calcular os recursos do fundo de participação do município, além de afetar o coeficiente eleitoral.
O Prefeito Raimundo Lídio está encabeçando esse movimento para resolver a situação, porque todos os serviços de saúde, educação e assistência social desses povoados vão se valer da estrutura do município de Paulino Neves, entretanto, a população foi recenseada para os municípios de Tutóia e Santana do Maranhão, o que gera um prejuízo imenso na área financeira.
O Prefeito Raimundo Lídio está empenhado em atender o anseio da população das comunidades envolvidas. Conforme anunciou o gestor, o mais importante é que a população seja amparada, independente de por qual município elas estejam contabilizadas.