SÃO LUÍS/MA – O prefeito Eduardo Braide iniciou, no sábado (20), após assinatura de Ordem de Serviço, a construção do Elevado da Cidade, o primeiro viaduto a ser erguido sob a gestão direta de um prefeito municipal em São Luís, construído totalmente com recursos do Município.
Localizado na rotatória do aeroporto, no Tirirical, o Elevado da Cidade não será apenas uma estrutura funcional, mas uma verdadeira obra de arte urbana que embelezará a entrada de São Luís.
“Assim que assumi o mandato, a primeira reunião que realizamos foi para que a equipe da Prefeitura de São Luís realizasse o que nunca havia sido feito na cidade. Hoje, estamos concretizando uma dessas ações: o primeiro viaduto construído pela Prefeitura de São Luís com 100% de recursos municipais. Isso é fruto do trabalho de toda uma equipe. Sinto-me orgulhoso porque a população reconhece que os recursos municipais estão sendo bem aplicados. E é uma felicidade iniciar essas obras que só terminarão quando o congestionamento neste trecho não existir mais”, destacou o prefeito Eduardo Braide.
Com recursos no valor de R$ 32.950.286,46, provenientes do Tesouro Municipal, a obra tem prazo de conclusão de 12 meses e terá uma extensão de 230 metros. Com este empreendimento, o Viaduto da Cidade se torna a 400ª obra em andamento, simultaneamente, em toda a cidade.
As obras estão inseridas no programa Trânsito Livre, e serão conduzidas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com a participação das secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT), de Meio Ambiente (Semmam), de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e do Instituto da Paisagem Urbana (Impur).
“Hoje é um dia em que a gente quebra barreiras, cria história; hoje é mais um dia em que a gente transforma a cidade de São Luís. E a partir de hoje, a gente vai mostrar a grandiosidade daquilo que é a capital maranhense, na entrada da cidade. Tudo isso graças à visão de um gestor ousado, que pensa no futuro da cidade, que resolve problemas históricos”, disse o secretário da Semosp, David Col Debella.
Obra – No Elevado da Cidade, haverá duas faixas de tráfego partindo da Igreja do São Cristóvão em direção à BR-135 ou ao Aeroporto.
O tráfego vindo do São Cristóvão, em direção à Rodoviária e ao Centro da cidade, seguirá em uma faixa pela direita, na Avenida dos Franceses.
As demais faixas ao redor do complexo viário manterão seus fluxos atuais, enquanto a área passará por melhorias viárias, incluindo alargamento de pistas, criação de ciclovia e modificações geométricas para proporcionar uma circulação mais eficiente. Ou seja, as cinco faixas existentes (três no sentido Aeroporto-São Cristóvão e duas no sentido Aeroporto-Rodoviária-Centro) serão mantidas e ficarão por baixo do viaduto, passando por melhorias e adaptações.
Adicionalmente, toda área passará por ações de drenagem profunda, paisagismo e modificações geométricas.