BARREIRINHAS/MA – O prefeito da cidade de Barreirinhas, Vinicius Vale, fez questão de comemorar a data, do Dia do Artesão e da Artesã no município, reconhecendo o talento e a dedicação que fazem o artesanato brilhar. “Hoje celebramos o dia desses profissionais, que com sua habilidade e dedicação, preservam nossas tradições e transformam o simples em extraordinário. Suas mãos criativas enriquecem nossa cultura e tornam nossa cidade ainda mais única e especial!” Postou o prefeito Vinicius Vale.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 19 de março como o “Dia do Artesão”, em homenagem a todos os que se dedicam a produção do Artesanato, devido a importância histórica do trabalho com as mãos e ao fato de ser um dos ofícios mais antigos da humanidade.
A Prefeitura Municipal de Barreirinhas apoia o trabalho dos artesãos, promovendo a cultura local e gerando novas oportunidades. Onde o artesanato representa um Patrimônio Cultural, cujos trabalhadores movimentam bilhões por ano na Economia do País. “Todos os mais de 5.500 municípios brasileiros existem artesãos dedicados a uma atividade com ênfase em Cultura, Turismo e Criatividade, e que merece uma Gestão mais comprometida”, completou o prefeito Vinicius. Parabéns a todos que com amor e criatividade enriquecem nossa tradição!
Saiba mais
Historicamente em nosso País, os indígenas são os artesãos mais antigos que existem. Eles utilizavam a arte da pintura usando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica, sem esquecer a arte plumária como os cocares, tangas e outras peças de vestuário feitas com penas e plumas de aves.
O artesão, além de propagar a cultura, move a economia local exercendo uma atividade de extrema importância para uma grande parcela da população, impactada direta e indiretamente desde fornecedores de matérias-primas até lojistas e distribuidores.
No Brasil, o “Dia Nacional do Artesão” ocorreu a partir da Lei 12.634/ 2012. Em 2015, a Lei 13.180, regulamentou a profissão de brasileiros que criam e produzem com suas próprias mãos e, por ser um setor que gera empregos, renda e agrega valor aos produtos turísticos. Esta lei também estabelece a carteira profissional para a categoria e define as diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão.
