FORMOSA DA SERRA NEGRA/MA – Na sexta-feira (13), o prefeito de Formosa da Serra Negra, Cirineu Rodrigues Costa, anunciou oficialmente sua desistência da candidatura à reeleição e declarou apoio à vereadora Juceni Viana para o cargo de prefeita nas eleições de 2024. Após impugnação, Cirineu Costa teve a candidatura indeferido pela Justiça após ter sido condenado por estupro de vulnerável, está inelegível segundo a Lei da Ficha Limpa.
A última derrota do prefeito Cirineu Costa selou o fim de suas esperanças de reeleição para a Prefeitura de Formosa da Serra Negra. Na tarde de sexta-feira, após ser barrado pela Justiça Eleitoral, o gestor anunciou sua desistência.
O juiz eleitoral de Balsas, Haniel Sóstenis, indeferiu o registro de candidatura de Cirineu Costa no início da semana. A decisão foi fundamentada na condenação criminal anterior do prefeito, que o tornou inelegível segundo a Lei Complementar n.º 64/1990. Cirineu Costa, condenado a 10 anos de reclusão por estupro de vulnerável, teve a sentença confirmada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão em julho de 2024. Apesar da interposição de embargos de declaração pelo prefeito, o juiz considerou que esse recurso não suspende a inelegibilidade, conforme a legislação eleitoral.
Diante do cenário desfavorável, Cirineu Costa optou por apoiar a vereadora Juceni Viana como sua sucessora, acreditando que vai garantir a continuidade de sua administração.