MARANHÃO – Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça realizada nesta sexta-feira, 7, o Promotor de Justiça Orfileno Bezerra Neto tomou posse como o novo Procurador de Justiça do Ministério Público do Maranhão. A cerimônia foi realizada na sala dos órgãos colegiados da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís.
Após o empossado prestar juramento, a secretária em exercício do Colégio de Procuradores de Justiça, Regina Maria da Costa Leite, fez a leitura do termo de posse, seguida da assinatura do referido documento pelo Procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau e por Orfileno Bezerra.
O Procurador de Justiça Raimundo Nonato de Carvalho Filho saudou o empossado em nome do Colégio de Procuradores e destacou o compromisso profissional de Orfileno Bezerra. “Vossa Excelência ascende à segunda instância do MP e esse é um momento em que se renova a esperança, o compromisso com a instituição e, principalmente, com a defesa da sociedade maranhense. Tenho certeza que prestará, ainda mais, relevantes serviços”.
Trajetória e compromisso social
Em seu discurso, o empossado relembrou a trajetória profissional dele quando ingressou no MPMA, em 1990, iniciando o trabalho, em 1991, na comarca de Icatu e passando por Humberto de Campos, Rosário, Itapecuru-Mirim, Santa Luzia do Tide, Bom Jardim, Santa Inês, Imperatriz e, em 1994, foi promovido para São Luís.
Ele agradeceu o apoio da família, a contribuição dos professores, os promotores de justiça com os quais trabalhou, os procuradores de justiça, advogados, membros do Poder Judiciário e da Defensoria Pública, servidores públicos e a população das cidades em que trabalhou.
“Cheguei onde cheguei com a estimulante e digna contribuição de todos quantos mencionei e dos que deixei de mencionar. Todos foram importantes e preciosos fundamentos a pavimentar o caminho que trilhei na direção da promoção a procurador de justiça que hoje, muito honrado, por antiguidade, conquisto”, afirmou Orfileno Bezerra.
O procurador de justiça reafirmou o compromisso com a causa ministerial na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis e, de forma muito especial, cumprir com suas funções à frente da 8ª Procuradoria de Justiça Cível.
“Darei tratamento diferenciado às demandas judiciais que envolvam o enfrentamento da improbidade administrativa, a integral proteção da criança e do adolescente, o interesse do idoso, da mulher do consumidor e do mais necessitado, sem deixar de contribuir com as questões administrativas levadas ao egrégio Colégio de Procuradores de Justiça”, completou.
Ao parabenizar o novo integrante da segunda instância do MPMA, o Procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, igualmente ressaltou suas qualidades pessoais e profissionais, colocando a administração superior à disposição para colaborar com o trabalho a ser desenvolvido. “Vossa Excelência sempre foi um excelente promotor de justiça, honrando com dignidade acima de tudo o trabalho e o povo atendido. Contamos com sua parceria e desejamos sucesso em sua caminhada”.