MARANHÃO – Nesta terça-feira (14), o governador Flávio Dino inaugurou a nova sede do Centro de Referência de Economia Solidária do Maranhão (Cresol-MA), que agora funciona nas dependências da Casa do Maranhão, equipamento cultural do Governo do Estado, localizado no bairro da Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.
A nova sede do Cresol-MA conta com amplas e renovadas instalações, em um espaço de grande movimentação turística, dispondo de maior área para a comercialização de produtos dos empreendimentos solidários do Maranhão. O espaço dispõe de salas de administração, salas de reuniões, sala de leitura, depósito, cozinha, espaço de apresentações culturais, auditório para 80 lugares e jardim.
“O Centro de Referência da Economia Solidária corresponde a um enorme esforço de garantir renda e trabalho a milhares de pessoas que exercem essas atividades e que mediante esses organismos, que nós implantamos e que hoje completam um ano de funcionamento, têm o apoio necessário para que eles possam se capacitar, receber financiamento. Temos editais que são lançados periodicamente, com fomento, com apoio para que esses trabalhadores e trabalhadoras da Economia Solidária possam adquirir produtos, condições de fabricar o seu trabalho e, com isso, auferirem a renda das suas famílias”, disse o governador Flávio Dino.
A instalação da nova sede do Cresol-MA integra o conjunto de ações do programa Nosso Centro, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que tem como foco a reocupação da região central de São Luís, estimulando a renovação, o desenvolvimento sustentável, a preservação do valor histórico e cultural da região, e a promoção da área como espaço democrático. Voltado à comercialização, o Cresol é gerido de forma compartilhada pela sociedade civil e poder público, e funciona como espaço de formação, articulação política, memória e espaço de visibilidade de produtos da Economia Solidária.
“É uma honra, primeiramente, porque estamos inaugurando um empreendimento dentro do Programa Nosso Centro, que é um dos programas referência do Governo do Estado. E trazendo, ainda, a parte da Economia Solitária para cá, é importante porque a gente vai fomentar os turistas para conhecerem o nosso estado, a nossa produção e dar oportunidade para que essas pessoas possam expor e vender os seus produtos, mostrando o seu trabalho e a importância que ele tem para a economia maranhense e nossas tradições”, frisou o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso.
Nos últimos anos, em sua antiga sede na Rua de Nazaré, também no Centro de São Luís, o Cresol contabilizou atendimento a 83 pequenos empreendimentos ativos de 26 municípios maranhenses. Com a nova sede, o Cresol-MA se propõe a dinamizar ainda mais os grupos e empreendimentos, garantindo assim, maior formação, articulação e ampliação dos integrantes e da comercialização dos produtos da economia solidária.
“É a realização de um sonho tanto para nós do Governo do Estado, em poder dar um conforto, um espaço mais agradável, de comercialização com potencial econômico muito grande. E um sonho dos empreendimentos de poderem estar dentro de um espaço de grande movimentação do Centro Histórico, em que a gente consegue expandir e trabalhar para que a gente coloque os produtos, cada vez mais, no mundo e com as pessoas que visitam o Centro Histórico”, afirmou o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária do Maranhão, Jowberth Alves.
A nova unidade do Cresol-MA conta, ainda, com uma Central de Cooperativas de Economia Solidária, que será a instância responsável pela comercialização no espaço, vinculada à Confederação Cooperativas de Economia Familiar de Base Popular e Solidária do Nordeste.