MARANHÃO – O veterano Tenente Carlos, foi agraciado este final de semana com medalha de Honra da AMCLAM – Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, ao participar do 1º Congresso Nacional das Academias de Letras Militares do Brasil (CONAMBRAS), que aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro, na Procuradoria-Geral de Justiça do Maranhão (PGJ), no endereço: Av. Prof. Carlos Cunha, 3261 – Calhau em São Luís-MA.
Com o tema : “A importância das Academias de Letras Militares no contexto Cultural Brasileiro”, além da participação do veterano tenente Carlos, estiveram presentes entre as autoridades, o Prof. Dr. Reynaldo Soares da Fonseca ( Ministro do Superior Tribunal-STJ), o Gen. Bda. Luciano Antonio Sibinel (Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército), Desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira (Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão) e Cel. Rodrigo Sousa Rodrigues- Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais.
O congresso ocorreu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão. O evento foi organizado sob a tutela da anfitriã AMCLAM-Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, sob a presidência do cel. veterano Carlos Furtado. Estiveram diversos representantes de academias militares de letras do Brasil entre elas:
ALJGR – Academia de Letras João Guimarães Rosa (Pres: Cel PMMG Veterano Alcino Lagares Cortes Costa);
ABRIL – Academia Brigadiana de Letras(Pres: Cel BMRS Veterano Alberto Afonso Landa Camargo);
ALMESC – Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina (Pres: TC PMSC Veterana Edenice da Cruz Fraga);
ALMEPAR – Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná(Pres: Cel PMPR Veterano Antônio Celso Mendes);
ALMEBRAS – Academia dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal ( Pres: Cel BMRS Veterano Ubirajara Anchieta Rodrigues);
ALMEP – Academia de Letras Militares do Estado da Paraíba(Pres: Cel CBMPB Veterano Jose Walber Rufino Tavares);
ALCAM-TO – Academia de Letras, Ciências e Artes Militares do Tocantins(Pres: Cel PMTO Veterano Joaidson Torres de Albuquerque);
APHICUM – Academia Potiguar de História e Cultura Militar (Pres: Cel PMRN Veterano Angelo Mario de Azevedo Dantas).