BRASÍLIA – Nesta terça-feira (17), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao lado do interventor federal, Ricardo Cappelli, receberam jornalistas representando a FENAJ, ABRAJI e o Sindicato da categoria, para uma reunião sobre os ataques que alguns jornalistas vêm sofrendo.
No encontro, Flávio Dino anunciou a criação e instalação do “Observatório da Violência contra Jornalistas”.
“Recebemos entidades sindicais dos jornalistas, que me entregaram documentos sobre ações de proteção à integridade e à vida de profissionais da comunicação no Brasil. Manifestei minha solidariedade aos jornalistas agredidos pelos terroristas no dia 8 de janeiro. Acolhendo o pedido das entidades sindicais dos jornalistas, vamos instalar no Ministério da Justiça o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas, a fim de dialogar com o Poder Judiciário e demais instituições do sistema de justiça e de segurança pública”, destacou o ministro.
Cappelli também destacou o encontro e salientou que não existe democracia sem jornalismo.
“Recebemos hoje a FENAJ, a ABRAJI e o Sindicato dos Jornalistas. É inaceitável o ataque que os jornalistas vêm sofrendo. Não há democracia sem jornalismo”, afirmou o interventor federal no DF.
Vale ressaltar que a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) já pediu ao procurador-geral da República, Augusto Aras, a abertura de investigação para identificar responsáveis por agressões a jornalistas durante os atos golpistas em Brasília.