Estudantes se preparam para a abertura dos portões no 1º dia de provas do Enem em São Luís (MA).

MARANHÃO – Mais de 170 mil pessoas devem realizar as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (10) em 79 cidades do Maranhão. Os portões serão aberto às 12h e fechados às 13h. A prova terá início a partir das 13h30 e terá duração máxima de 5h.

Neste domingo os candidatos devem realizar as 45 questões da prova de matemática e suas tecnologias e outras 45 de ciências da natureza e suas tecnologias. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o gabarito oficial será divulgado na quarta-feira (13).

Estudantes que realizarão as provas nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Imperatriz, Davinópolis, Governador Edison Lobão e João Lisboa, terão acesso gratuito no transporte público. Para ter acesso, basta passar o cartão eletrônio de meia passagem na roleta e o valor não será descontado. O serviço será valido a partir das 0h até as 23h59.

Em São Luís, será disponibilizada a frota integral de ônibus das 7h às 19h. Além disso, a Prefeitura da capital deve realizar intervenções no trânsito para facilitar o acesso aos locais das provas.

Ao todo, 218.082 candidatos se inscreveram no Enem em 2019 e cerca de 50 mil não compareceram ao primeiro dia das provas. No Maranhão, o tema da redação e as questões de linguagens e ciências humanas surpreenderam os candidatos que realizam o exame.

O que levar

Só podem ser utilizadas canetas esferográficas de tinta preta fabricadas em material transparante para responder as provas do exame. É obrigatório que o candidato leve um documento oficial de identificação original com foto. Veja abaixo algumas recomendações para a realização do exame.

  • Levar documento de identidade oficial com foto;
  • Levar caneta preta de tubo transparente para preencher o gabarito;
  • Conferir o local de prova com antecedência;
  • É recomendável levar o “Cartão de confirmação” impresso porque ele tem data e local da prova. Mas ele não é obrigatório;
  • É proibido lápis, borracha, calculadora ,fone de ouvido, óculos escuros, boné, chapéu, gorro, aparelho eletrônico, como celular, tablet, relógio, livros e anotações;
  • Em caso de roubo do documento, é preciso apresentar um boletim de ocorrência feito com menos de 90 dias de antecedência do exame;
  • Os candidatos podem levar lanches, mas eles devem estar lacrados. Caso estejam abertos, devem estar guardados em sacos plásticos ou potes transparentes. Se houver alguma suspeita, os fiscais têm autorização para revistar.

(FONTE:G1MA)