ALEXANDRE PADILHA E ANDRÉ FUFUCA.

BRASÍLIA – Parece que finalmente o deputado federal André Fufuca (PP), deve ser anunciado como ministro do governo Lula. A expectativa é para que na quarta-feira (30), após a visita presidencial a Teresina (PI), venha o anúncio da divisão do ministério do Desenvolvimento Social, o qual continuaria com Wellington Dias (PT), comandando Bolsa Família e políticas de segurança alimentar e economia solidária. A nova pasta controlaria toda a rede de assistência social, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e o Fundo de Assistência Social, irrigado com as emendas parlamentares.

A hipótese de dividir o Ministério do Desenvolvimento Social ganhou força nos últimos dias, segundo fontes do Planalto e do Centrão. Antes de viajar à África, Lula deu uma tarefa a Padilha de desenhar um cenário com a divisão da pasta.

A proposta ainda não foi apresentada ao PP, mas fontes do partido veem com ressalvas essa possibilidade por avaliarem que seria um ministério muito desidratado. O partido de Fufuca e Arthur Lira também deve ficar com o controle da Caixa Econômica Federal – o nome mais cotado é a ex-deputada Margarethe Coelho.

*Com informações de O Globo