MARANHÃO – Durante a Reunião extraordinária convocada pelo presidente do sindicato dos proprietários de Autoeacolas, Jeferson Ribeiro, teve como pauta, três assuntos importantes, primeiro, uma solicitação de resolução da situação do sistema do detran inoperante, que sai do ar constantemente, segundo, a falta de vagas para exames práticos de direção veicular e terceiro a paralisação das auto escolas.
1 – Sistema fora do ar: (entenda)
Proprietários de CFCs (autoescolas) se reclamam que ao tentar agendar exames de direção o sistema cai e ficam impossibilitados de marcar a prova, na ocasião, uns marcam mais provas outros menos, tem autoescola que marca 80 provas e outras não marcam nenhuma devido o sistema fora do ar. Isso tem gerado muitas complicações, haja vista, não ter vagas suficientes e não se ter nenhuma medida emergencial para sanar essa questão. Segundo o coordenador de informática do Detran, Jorge, se diz de mãos atadas e não se tem uma solução para solucionar essa questão, segundo ele, o sistema atual está sobrecarregado.
O Proprietário dos CFCs: Escorcio, Proativa, Carioca, e outros, reclamam que para umas autoescolas o sistema fica on line e para outras o sistema fica fora. Como isso pode acontecer? Retrucaram.
2- Falta de vagas para exames Práticos: (Entenda)
Segundo o Detran-Ma, vem noticiando nas redes sociais do órgão, esbanjando que já estão chegando na casa dos 100.000 (Cem mil exames) no ano de 2021, recorde de vagas. Porém, comparado a 2019 e e parte de 2020 os processos de habilitação valiam 12 meses e se encerravam. Atualmente, os processos de habilitação iniciados em 2019, receberam o benefício de não terem seus processos vencidos e agora em 2021 temos processos ativos de 2019, 2020, 2021, ou seja, nossa demanda de marcação de exames, além de candidatos repetentes, temos esses retardatários que tiveram esse benefício e querem realizar seus exames práticos. Contudo, esse “Recorde” de vagas amplamente divulgado pelo Detran-MA, não atende a demanda atual e ainda deixa as autoescolas em situação vexatória, pois, o órgão passa para a população que tem vagas além do normal, quando na realidade não tem, inclusive, várias autoescolas não conseguem marcar provas e ficam um mês inteiro sem realizar provas, as vezes dois meses.
3 – GREVE – (Paralisação)
Após votação em reunião extraordinária no sindicato das autoescolas, por unanimidade foi determinado a PARALISAÇÃO DAS AUTOESCOLAS NA PRÓXIMA QUINTA FEIRA FIA 11/11. Podendo se estender por mais dias se for necessário.
A categoria reivindica primeiramente vagas para as provas ,Segundo, Benefícios para a categoria como isenção de IPVA para os veículos, haja vista, ter para Mototáxis, Táxis. Reivindicam também, um sistema operacional que não fique fora do ar, para que possam trabalhar e atender seus clientes sem serem hostilizados pela população que pensa que os problemas são das autoescolas, entre outras reivindicações.