MARANHÃO – Beneficiários do programa Mais Renda participaram de Aula-Show de Cozinha Maranhense por meio do Formando e Cozinhando – Edição 2023 nesta segunda-feira (12). A aula aconteceu no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – Gastronomia, em São Luís, com o objetivo capacitar os vendedores de alimentos para o período das festas juninas. O Mais Renda e o Formando e Cozinhando são programas sociais do Governo do Maranhão coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).
A Aula-Show de Cozinha Maranhense teve duração de 6h e capacitou 30 beneficiários do programa Mais Renda que trabalham especificamente com a venda de alimentos. O curso foi ministrado pelo professor e chef de cozinha Eleilson Fernandes da Silva.
Durante a aula os alunos aprenderam a preparar Cuxá, Arroz de cuxá, Arroz Maria Isabel, Torta de Camarão, Caruru e Vatapá, pratos típicos da culinária maranhense que ganham ainda mais destaque no período de festas juninas, sendo muito consumidos nos arraiais.
A maioria destes pratos já são produzidos e comercializados pelos alunos que participaram do curso, mas durante a aula-show eles tiveram a oportunidade de qualificar suas habilidades culinárias, além de aprender novas técnicas de preparo e manipulação de alimentos.
“Aqui eles estão aprendendo o preparo básico da cozinha maranhense, nossa referência são os pratos mais pedidos no período das festas juninas. Então, por meio dessa qualificação eles vão aprender a evitar o desperdício de alimentos, a reaproveitar ingredientes, além de todas as técnicas de manipulação, higienização desses alimentos, de apresentação dos pratos e posturas profissionais”, informou a secretária-adjunta de Elaboração de Projetos e Atração de Investimentos da Sedes, Ana Gabriela Borges.
O gestor do Mais Renda, Alessandro Costa, ressaltou que os beneficiários do programa já participam dos eventos realizados pelo Governo do Maranhão e que a capacitação vai melhorar a qualidade do serviço prestado. Somente no Arraial do Ipem 98 beneficiários do programa estão com espaço para a comercialização dos seus produtos.
“Os beneficiários do Mais Renda estão trabalhando nos nossos arraiais, onde eles podem comercializar seus produtos de forma organizada e com segurança e entre eles têm aqueles que vendem refeições e lanches. Então, este curso de hoje é muito importante porque vai melhorar a qualidade do alimento que é comercializado e do atendimento, gerando mais renda para estes profissionais”, afirmou.
Oportunidade de se aperfeiçoar
Este é o pensamento de Kátia Vitalina, 49 anos, que desde 2016 trabalha com a venda de refeições em eventos e neste São João está fazendo renda extra com a venda de comida típica no Arraial do Ipem.
“Esse curso é muito importante porque vai aperfeiçoar o que a gente já sabe e também garantir mais segurança para a gente no preparo dos alimentos e para os nossos clientes que vão consumir uma refeição com mais qualidade. A gente vai sair daqui com mais experiência e mais bem preparados”, comentou.
Quem também participou do curso foi Kátia Maria Paixão, 37 anos. Há quatro anos ela comercializa refeições em sua casa durante a semana e aos sábados e domingos vai para festas e eventos para aumentar a renda familiar. “Esse curso é uma oportunidade muito boa para a gente, pois a gente pode crescer mais e melhorar o nosso negócio com a formação profissional. Então, eu só tenho a agradecer por essa chance”, disse.
O chef Eleilson Fernandes destaca a importância do curso para os beneficiários do programa Mais Renda. “Um curso como esse acaba enriquecendo muito estes profissionais, pois embora eles já atuem na venda de refeições prontas, muitas vezes eles não se atentam para as formas mais adequadas da preparação dos alimentos, para as quantidades, a forma mais correta de expor os pratos e até mesmo o uso de certos ingredientes e de formas incorretas de preparo e manipulação que podem fazer com que esse alimento estrague. Tudo isso pode causar prejuízo para esse comerciante. Então, aqui a gente apura esses conhecimentos que eles já têm com as técnicas de cozinha”, asseverou.
Durante o curso, os alunos aprendem não apenas técnicas de preparo e manipulação de alimentos, mas também a organizar o negócio com a elaboração de fichas técnicas onde são colocadas todas as informações sobre o prato a ser preparado como o tamanho da porção e a quantidade de cada ingrediente necessário. Assim eles evitam o desperdício de alimento.
Também são ensinadas técnicas para o aproveitamento máximo de cada insumo como a preparação de caldos-base feitos com cascas, talos e folhas que não serão usados no preparo do prato principal, mas que estão em bom estado e podem servir para dar ainda mais sabor a acompanhamentos como arroz branco. A higienização da cozinha e a postura no atendimento ao público também fazem parte da capacitação.
Programas sociais
O Mais Renda e o Formando e Cozinhando são programas sociais do Governo do Maranhão coordenados pela Sedes. O Programa “Mais Renda” foi instituído pelo Governo do Estado com o objetivo de oportunizar a inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da inserção e organização dos empreendimentos existentes na informalidade, buscando ampliar a renda desses trabalhadores.
Os beneficiários recebem kit de negócio composto por fardamento oficial, utensílios e equipamentos, como carrinhos adequados à venda de alimentos ou no manuseio dos produtos que comercializam ou serviços que oferecem.
Já o Formando e Cozinhando promove a qualificação das habilidades para profissionais da cozinha sem formação técnica, de baixa renda, com experiência mínima comprovada de 2 anos, e idade igual ou superior a 21 anos, através de aulas teóricas e práticas ministradas por gastrólogos, gastrônomos, nutricionistas e chefs de cozinha.
Em 2021, o programa formou 25 pessoas. Em 2022, o programa beneficiou 60 alunos, sendo 10 vagas exclusivas para pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. Para 2023, a meta é garantir a formação de 500 maranhenses em São Luís e outros municípios do estado.