MARANHÃO – Os 275 novos alunos do Colégio Militar Tiradentes I passaram pela solenidade de entrega da boina vermelha, símbolo dos estudantes das escolas militares e que formaliza a entrada na instituição de ensino. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (17) no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, e contou com a premiação de estudantes que se destacaram pelo rendimento escolar e pelo resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023.
Com a presença do governador em exercício, Felipe Camarão, os novos estudantes se apresentaram em formação e receberam de seus familiares a boina que marca o ingresso na instituição. O governador em exercício definiu o momento como uma experiência única de riqueza cívica e de transformação para a vida dos estudantes.
“Eu tive a grande oportunidade de representar o governador Carlos Brandão para celebrar a chegada de quase 280 estudantes ao Colégio Militar Tiradentes I, que se destaca pelos seus resultados com aprovações e índice no Ideb. Também estamos comemorando que dos 240 estudantes que concluíram o ensino aqui, no ano passado, quase 185 foram aprovados em universidades públicas, além dos que foram aprovados em instituições particulares”, pontuou Felipe Camarão.
Na ocasião foram premiados os alunos que tiveram um rendimento escolar de destaque em cada série, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio pelo programa Aluno Nota 10. Eles receberam insígnias e certificados de reconhecimento ao mérito. Para a estudante Valentina Rodrigues Gonçalves, que ficou em primeiro lugar com a média 9,91, foi entregue uma premiação no valor de R$ 500,00. Também tiveram o desempenho reconhecido os novos estudantes que conquistaram as primeiras colocações no processo seletivo da escola militar.
O secretário de Estado da Educação em exercício, Anderson Lindoso, reforçou que o momento de entrega das boinas amplia o sentimento de pertencimento pela escola e que a premiação dos estudantes faz justiça à dedicação e esforço dos estudantes.
“É um momento de alegria e orgulho para gente, para os estudantes e para os pais, pois é premiado o esforço do estudante. É uma média das notas em todas as disciplinas e mostra que ele teve dedicação ao longo do ano inteiro para poder chegar a esse resultado e alcançar esse mérito”, frisou o secretário.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando, acompanhou a solenidade e reiterou a importância das escolas militares. Ele ressaltou os expressivos resultados tanto com a classificação de estudantes no Enem quanto em competições nacionais direcionadas à promoção do conhecimento, como a Jornada de Foguetes, Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Copa do Mundo de Robótica, dentre outros eventos.
“É um momento importante de muita honra pois nos reunimos para celebrar a entrega da boina aos novos alunos do Colégio Militar Tiradentes. Essa boina simboliza não apenas a identidade militar, mas os pilares das nossas escolas e instituições fundados na hierarquia, disciplina, honra, verdade e lealdade. Nossa escola hoje possuiu uma aprovação de alunos egressos do terceiro ano em torno de 80% no vestibular, nas escolas em geral do Maranhão essa aprovação está na média dos 65%”, destacou o comandante-geral.
Para os pais e familiares é motivo de alegria e muito orgulho o ingresso dos filhos em uma escola militar. A servidora pública Helenuci Bezerra, mãe de Mariana Araújo que este ano começou a estudar no Colégio Militar Tiradentes I, afirmou que é a realização de um sonho e o plantio de novas sementes para o futuro.
“Eu sempre desejei que a minha filha entrasse na escola militar e ela também sempre quis. Sabemos que é uma escola que tem disciplina, exige a dedicação do aluno, faz o estudante se focar e eu acredito que os melhores professores estão aqui nas escolas públicas”, disse Helenuci Bezerra.
A estudante Mariana Araújo, filha de Helenuci, considerou o ingresso no Colégio Militar Tiradentes I como um novo momento de dedicação em sua vida que abrirá portas para o futuro profissional.
“Eu tinha esse sonho e vai ser muito importante na minha vida pois é uma escola muito boa que pode abrir muitas portas para o meu futuro. O seletivo foi muito disputado por ser uma escola tão boa”, comentou a estudante.
O Colégio Militar Tiradentes I tem alcançado marcas importantes no processo de educação. Nas Olimpíadas Nacionais do Conhecimento, por exemplo, conquistou os primeiros lugares em resultados de equipe e individuais, além de conquistas expressivas, desde 2011, na Jornada de Foguetes e outros eventos de promoção do conhecimento.