GOVERNO FEDERAL ENTREGANDO A OBRA PARA CIDADE DE ROSÁRIO.

ROSÁRIO/MA – A cidade de Rosário, porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, conta com um novo e moderno ponto turístico e cultural. Nesta sexta-feira (20), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, inaugurou a revitalização e requalificação urbana do Complexo Ferroviário de Rosário, símbolo do desenvolvimento social e econômico da região no século XIX. A obra contou com recursos do Ministério do Turismo, que somam R$ 7,5 milhões, e é uma das mais de 850 que já foram entregues pela Pasta em todo o Brasil neste ano.

Pela primeira vez no estado do Maranhão, o ministro Marcelo Álvaro Antônio parabenizou a população pela obra e destacou os avanços do turismo. “O turismo cresceu dia a dia ao longo do ano de 2019 e acredito que possa crescer ainda mais em 2020. Junto com o Iphan, vamos fazer um trabalho que irá proporcionar o aproveitamento dos patrimônios históricos do Brasil, conciliando a conservação e potencialidade”, destacou o ministro.

Com a revitalização o local trouxe mais espaços com a exposições que contarão a história e apresentação o Patrimônio Cultural de Rosário. Além disso a população local e os turistas terão à disposição uma biblioteca, salas para desenvolvimento de atividades administrativa, ateliês para realização de cursos, venda de produtos artesanais e um cinema\auditório com capacidade para 83 lugares. Também faz parte da obra do Complexo Ferroviário a construção de um novo prédio, que já abriga as atividades  da Secretaria de Agricultura.

Além do ministro do Turismo, a cerimônia contou ainda com a participação do presidente substituto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Robson de Almeida; do superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary; prefeita de Rosário, Irlahi Moraes ,  deputados federais, vereadores, Secretários Municipais  e a população.

COMPLEXO FERROVIÁRIO
Inaugurada em 1º de junho de 1919, a Estação de Rosário faz parte da Estrada de Ferro São Luís-Teresina e foi idealizada para ser uma estação intermediária, mas, por mais de 10 anos, funcionou como estação terminal para os trens que circulavam entre Rosário e a cidade de Caxias. Assim, a ponte passou a ligar por via férrea o continente à ilha de São Luís e, consequentemente, à Estação João Pessoa na capital maranhense. A edicação da Estação de Rosário foi concebida com dois pavimentos no corpo principal, onde se exerciam as funções administrativas, de venda de passagens e sala de espera. Sua implantação corresponde à porção central da esplanada em que se distribuem os demais prédios do complexo. O mais próximo dela é o armazém, com planta em formato retangular e telhado em duas águas, apresentando plataforma de carga e descarga pela linha férrea. 
Um pouco distante as oficinas de manutenção eram originalmente duas foram  dispostas lado a lado, com a ferrovia passando entre elas. Estas edicações, verdadeiras naves industriais, comportavam as atividades de serralheria e carpintaria e apresentavam planta retangular e aspecto interior diáfano, sendo construídas com tijolos maciços, estrutura de cobertura com tesouras metálicas e telhas francesas. Trens de passageiros rodaram pela linha e zeram uso da estrutura do complexo ferroviário de Rosário até o ano de 1991.