REGIÃO DO MUNIM/MA – O Governo do Maranhão reforçou ações de segurança pública na Região do Munim com policiamento ostensivo em todos os municípios da área, por meio da Operação Saturação. Durante a semana, a operação denominada Munim Livre, executada pela Polícia Civil, resultou na prisão de suspeitos em envolvimentos em crimes como roubos, homicídios e tráfico de drogas.
As ações da Operação Saturação ocorrem desde o fim da tarde de sexta-feira (6), sob o comando do 27o Batalhão de Polícia Militar, com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança e o Comando de Operações Especiais, com a presença dos batalhões do Choque e Rotam.
Além de Rosário, sede do comando da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) na região, os policiais atuam na área rural e urbana de Morros, Bacabeira, Cachoeira Grande, Axixá, Presidente Juscelino, Icatu, entre outros municípios da região.
A Secretaria de Segurança também está com policiamento reforçando na Grande Ilha, prioritariamente em pontos de maior ocorrência policial. O reforço na Grande Ilha também conta com a presença da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp), Choque e Rotam.
De acordo com o titular da Secretaria de Segurança Pública, Maurício Martins, a medida é rotineira, como ação preventiva à violência, bem como para a repressão à criminalidade.
“O Maranhão tem avançado muito no combate à criminalidade, o que é comprovado pela redução histórica dos índices de homicídios, entre outros crimes. Para avançarmos ainda mais, é essencial a presença ostensiva do policiamento, na Grande Ilha e municípios, com ações integradas como esta que estamos fazendo na Região do Munim, para coibir atos violentos, além de prender criminosos, garantindo o direito de ir e vir do cidadão com segurança. Essa é a determinação do governador Carlos Brandão, proteger o cidadão”, destacou Maurício Martins.
Na Região do Munim, a Operação Saturação, que ocorre até a madrugada de segunda (8), conta com a participação de aproximadamente 60 policiais militares realizando rondas nos bairros, barreiras, entre outras medidas de segurança pública. O grupo também cumpre mandado de prisão contra criminosos, por determinação judicial.
“Como resultado desta presença ostensiva das forças de segurança, nas últimas 24 horas tivemos poucas ocorrências policiais na região. Realizamos apreensões de drogas, atendimento de ocorrência de violência contra a mulher, entre outros casos”, destacou o comandante do 27o Batalhão, coronel Silvio D,Eça.
Combate ao crime organizado
Vale ressaltar que, durante a semana, na última quinta-feira (4), a Polícia Civil realizou operação na região com a finalidade de combater o crime organizado nos municípios que integram o Munim. Os alvos eram envolvidos em crimes como roubo, tráfico de drogas e homicídios cometidos, todos localizados em Axixá. Foram cumpridos sete mandados de busca domiciliar e um mandado de prisão temporária contra suspeito de integrar organização criminosa. O homem detido também possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo.
A operação da Polícia Civil contou com a participação da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção(SECCOR) e Superintendência de Polícia Civil do Interior(SPCI).