MARANHÃO – A partir de 1º de novembro, o Governo do Estado implantará uma série de medidas com ganhos e vantagens aos profissionais da Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão. Serão concedidas progressões, gratificações de titulações, promoções na carreira e implantação da gratificação do pró-funcionário. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ao lado do presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, nesta terça-feira (19), durante a Caravana Escola Digna, no município de Rosário.
“O governador Flávio Dino autorizou que nós anunciássemos para toda a rede de ensino do Estado. Não se trata de um favor ou presente, é um reconhecimento do governo Flávio Dino aos direitos dos nossos educadores, que têm trabalhado pela Educação do nosso estado, resultando no avanço dos indicadores educacionais. Mesmo diante de todas as dificuldades, o governo do Maranhão prioriza mais uma vez a valorização dos profissionais da Educação”, destacou o secretário Felipe Camarão.
Camarão enumerou os ganhos que os trabalhadores em Educação do Estado receberão. “Todos os professores da rede estadual receberão progressões, que serão implantadas a partir de 1° de novembro; a implantação das gratificações de titulações para os professores – especialização, mestrado e doutorado, que serão permanentes e iremos implantar todas; faremos também as promoções funcionais para docentes que estão como professor 1 e 2 na carreira e, de acordo com o Estatuto do Educador, podem pleitear a promoção para professor nível 3; aos profissionais da educação, servidores e administrativos das escolas, nós iremos implantar as gratificações do prófuncionário, uma antiga luta do Sindicato”, assinalou o secretário.
O secretário Felipe Camarão ainda destacou que equipes da Secretaria de Educação trabalharão junto com o Sindicato para a conclusão da lista de professores e demais profissionais da Educação que receberão esses ganhos. “Essas medidas serão implantadas na folha de novembro, uma vez que a folha de outubro fechou. Reuniremos com a equipe da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas da Seduc para a implantação desses direitos que os professores conquistaram ao longo desses anos. Repito: são conquistas permanentes para os professores da rede estadual do Maranhão. Essa, também, é uma forma de agradecimento do governador Flávio Dino pelo que vocês têm feito pela educação do nosso estado nos últimos sete anos em que nós estamos à frente do governo”, enfatizou.
O presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, lembrou da luta da categoria para conquistar esses direitos, com greves que se repetiram por muitos anos. “Uma notícia tão esperada pelos trabalhadores e trabalhadoras em Educação do Estado do Maranhão, anunciadas pelo governador Flávio Dino, juntamente com o secretário Felipe Camarão. São frutos da luta do Sindicato, mas também do compromisso do governo para assegurar a todos nós a nossa valorização. Viva a luta dos trabalhadores”, realçou Oliveira.