MARANHÃO – A partir do dia 30 deste mês até 2 de setembro, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) aplicará as provas do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) para 325 mil estudantes das redes públicas estadual e municipais de ensino. Estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio farão provas de Língua Portuguesa e Matemática, em 216 municípios.
As avaliações têm a finalidade de fornecer subsídios às escolas, para o redirecionamento de seus projetos e ações pedagógicas, visando maior eficácia de suas intervenções. As provas terão foco em interpretação e resolução de problemas.
A aplicação do Seama seguirá o seguinte cronograma: dia 30 de agosto (segunda-feira), serão avaliados os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental; 31 de agosto (terça-feira) será a vez dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio; dia 1º/09 farão a avaliação os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental na disciplina de Língua Portuguesa; e dia 2 de setembro, último dia da aplicação das provas, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental fazem a avaliação de Matemática.
A Seduc estima a participação de 325 mil estudantes, destes 87,5 mil são da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual. Participarão da avaliação estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de 2.100 escolas; alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 2.568 unidades de ensino; estudantes do 9º ano matriculados em 2.246 escolas de Ensino Fundamental e estudantes de 737 escolas que ofertam a 3ª série do Ensino Médio.
Para os alunos do Ensino Fundamental, a prova terá 44 questões, sendo 22 para a disciplina Língua Portuguesa e outras 22 para Matemática. Os do Ensino Médio responderão 52 questões, metade de Língua Portuguesa e outra metade de Matemática. A avaliação terá duração de 2 horas.
Avaliação de fluência
No período de 3 a 9 de setembro, a Seduc realizará a avaliação de fluência de leitura, destinada a 90.104 estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental em 5.956 escolas, localizadas em 217 municípios. O foco será a habilidade e precisão com que os estudantes leitores decodificam o texto.
Os estudantes participarão de três blocos de leitura. A metodologia consiste na gravação dos áudios das leituras de palavras que constam no dicionário, realizadas pelos estudantes; leitura de palavras inventadas; e leitura de histórias (narrativos de domínio público). A duração será de aproximadamente 10 minutos por estudante avaliado.
A avaliação de fluência tem como objetivo realizar um alinhamento de conhecimentos entre os profissionais da educação que estarão envolvidos, direta ou indiretamente, com a avaliação da fluência em leitura no Estado e municípios, além de servir como possibilidade de subsidiar o trabalho pedagógico, a partir dos dados levantados.