MARANHÃO – Aumentou de 19 para 29 o número de municípios maranhenses inseridos no programa Mais Renda, em 2021. A ação do Governo do Estado proporciona inclusão produtiva de famílias em vulnerabilidade social, organizando negócios que estão na informalidade e ampliando a renda desses trabalhadores. Já somam 200 pessoas contempladas com os vários kits de negócios do programa, apenas nestes primeiros cinco meses do ano. O Mais Renda é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).
Os kits de negócios distribuídos abrangem as categorias da beleza (cabeleireiro e manicure) e alimentação (produção e comercialização de cachorro-quente, milho verde, churros, churrasco, crepes, pipoca e salgados). Os kits são entregues a beneficiários que foram capacitados ao longo do segundo semestre do ano passado.
Entre as cidades contempladas, São Luís, Balsas, Riachão, Axixá, Igarapé Grande, Bernardo do Mearim, Sambaíba, Loreto e Fortaleza dos Nogueiras. Para este ano, a meta é ampliar estas categorias e equipamentos ofertados. Mecânico de moto, eletricista, novos segmentos de alimentação, costuraria e confeitaria estão entre as áreas previstas na nova etapa da ação.
A entrega dos equipamentos representa para os beneficiários a chance de conquistar novos rumos para a sua vida e de sua família, destaca o titular da Sedes, Márcio Honaiser. “Nos sentimos felizes e gratos em poder levar aos que mais necessitam, meios de mudar a sua vida. Qualificamos as pessoas e, agora, os pequenos empreendedores recebem seus kits de alimentação e de beleza. O programa vem alcançando avanços significativos e, desde que assumimos a Sedes, o número de municípios e categorias vem sendo ampliadas”, explicou.
Capacitação
A formação dos beneficiados é realizada em unidades móveis, equipadas com salas de aula teórica e prática, garantindo um aprendizado integral ao participante.
Na teoria, os conhecimentos vão desde o eixo humano, passando pelo gerencial e a prática propriamente dita. Para as atividades, o selecionado recebe kit completo de trabalho de acordo com a atividade escolhida. “Com o kit, o microempreendedor consolida a capacitação e, dessa forma, potencializa as atividades”, reforça Márcio Honaiser.