MARANHÃO – Em meio à corrida por criar novos leitos de UTI e enfermaria, prestar atendimento aos casos suspeitos e confirmados, realizar os mais de 200 testes diários, entre outras ações, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem recebido apoio de empresas que se solidarizam e somam esforços às iniciativas do Governo do Maranhão contra o novo coronavírus (Covid-19). Somente esta semana, foram recebidos protetores faciais, máscaras cirúrgicas, litros de álcool em gel e unidades de ventiladores mecânicos.
“É muito gratificante o apoio que temos recebido neste momento de crise sanitária. Chega a ser encorajador, pois confirma que estamos tomando as decisões certas e trilhando um caminho responsável. Agradecemos a todas as empresas que se mostram solidárias, que unem forças na luta contra o avanço do coronavírus, além de dar a chance de recuperação e de vida aos que estão nos leitos de hospital neste momento recebendo tratamento”, disse o secretário Carlos Lula.
Nesta quinta-feira (9), a multinacional de mineração Vale doou ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA) computadores, estabilizadores, teclados e monitores. Com o maquinário extra, o estado poderá agilizar ainda mais o processo de análise das amostras coletadas para identificação dos casos considerados suspeitos.
Também esta semana, a SES recebeu 320 protetores faciais (face shields) destinados aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 no Maranhão. Os materiais foram adquiridos graças a uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o grupo “Makers contra o Covid-19” e apoio de outras instituições.
“A inovação trabalha com isso, com a identificação e solução de problemas, por isso decidimos nos mobilizar junto à comunidade maker do Maranhão para atuar contra a proliferação da pandemia no estado. Estamos trabalhando juntos para produzir equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde. Hoje entregamos 320 face shields e vamos continuar trabalhando para aumentar esses números e para produzir também máscaras n95 e respiradores. Agradecemos muito à comunidade e parceiros públicos e privados que entraram nesse movimento conosco”, destacou Leandro Franco, superintendente de Inovação da Secti.
Contribuindo com a mobilização, a Farmácia Biofórmula cedeu mais 50 litros de álcool em gel e a Equatorial também se juntou ao grupo de instituições de apoio ao Governo. A empresa que administra a distribuição de energia para todo o estado doou monitores multiparamétricos (7), módulo capnografia (1), aspirador de secreção (1) e ventiladores mecânicos (4).
As ações de fortalecimento contra a Covid-19 também se estenderam para cidades do Médio Parnaíba. Na quarta-feira (8), a Guadalajara S/A Indústria de Roupas, situada em Teresina, Piauí, contribuiu com de mil máscaras e 500 capotes. Os itens foram fabricados por 50 funcionários, todos trabalhando no enfrentamento da pandemia para atender as necessidades das unidades hospitalares, em especial a do Hospital Regional Alarico Pacheco, em Timon.
Outras instituições se juntaram ao Governo do Maranhão para impedir o avanço do Covid-19, entre elas: Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB), +Robotic, Omnizy, Gráfica 7 Cores e Gráfica Etcetera.