MARANHÃO – Garantir que o máximo de pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso aos benefícios sócio assistenciais no momento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com esse objetivo, o Governo do Estado elaborou uma ação conjunta entre a Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) e outras secretarias estaduais, para capacitar os servidores, a fim de orientar possíveis beneficiários de políticas de assistência, como o auxílio emergencial e Tarifa Social de Energia Elétrica, a garantirem os seus direitos. A capacitação iniciou nesta sexta-feira (29), com servidores do Viva Procon e Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED).
O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, explicou que os servidores públicos são fundamentais no processo de disseminar as informações corretas por estarem em campo trabalhando com o público, seja na zona urbana ou rural.
“É fundamental que as informações essenciais sobre os benefícios socioassistenciais cheguem à população da forma correta, para que elas saibam a que elas têm direito e possam buscá-los nesse momento tão complicado da pandemia”, disse o secretário. A capacitação abrange todas as etapas para adesão às políticas socioassistenciais, orientando os servidores sobre o que são, como funcionam os programas, quem tem direito e como funciona a adesão dos beneficiários de programas como o auxílio emergencial, Mulheres do Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, dentre outros.
Para Adalgisa Queiroga, presidente do Procon/MA, o treinamento promovido pela Sedes foi de grande importância.
“Este momento irá aprimorar os serviços oferecidos à população, especialmente no interior do estado. Ações cooperadas são ainda mais benéficas para os trabalhos exercidos durante este período que estamos passando”, disse a presidente.
Outras secretarias também participarão da capacitação, como a de Igualdade Racial (SEIR), Direitos Humanos (Sedihpop), Educação (Seduc), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Agricultura Familiar (SAF), dentre outras.
Fabíola Ewerton, diretora geral da AGED, afirmou que a ampla capilaridade do órgão gera grande capacidade de levar informações e auxiliar o produtor rural, principalmente aquele mais isolado.
“Essa capacitação foi um primeiro passo para preparar ainda mais a nossa equipe a levar informações que poderão permitir que produtores mais vulneráveis acessem os auxílios emergenciais nesse período de extrema dificuldade. Compreendemos que é responsabilidade de todos levar informações que poderão mudar a vida de famílias”, disse a diretora.
Desde o início do período da pandemia, a Sedes oferece suporte técnico operacional aos municípios, através de um comitê constituído de gestão regional, quanto às instruções e normativas do Governo Federal, na gestão do auxílio emergencial.