OTHELINO NETO E CARLOS BRANDÃO.

MARANHÃO – Vale ressaltar que o governador Carlos Brandão ainda não se posicionou publicamente a favor de nenhuma candidatura, mas assegurou que respeitará a vontade da maioria dos deputados da sua base e, ao que parece, não desistiu de uma única candidatura de consenso.

É inegável que sobrou habilidade da articulação política do Governo Brandão (PSB) na condução da eleição da FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão), tanto que o presidente eleito da entidade, o prefeito de São Mateus, Ivo Rezende (PSB), foi conduzido ao cargo por aclamação.

No entanto, a articulação política do Governo Brandão tem um desafio visivelmente maior, no que diz respeito a eleição da Assembleia Legislativa para o biênio 2023/2024.

Neste momento, dois nomes estão na disputa, ambos da base do Governo Brandão, o atual presidente da Casa, Othelino Neto (PCdoB), e a deputada estadual eleita Iracema Vale (PSB).

Os dois nomes estão recebendo de maneira espontânea apoios nas redes sociais, mas o embate pode, acho que inclusive deve, não ser um bom negócio para o Governo Brandão, que verdadeiramente começa em 1º de janeiro de 2023.

Toda e qualquer disputa deixa sequelas e dividir a base, mesmo sendo extremamente ampla, não é um bom negócio para quem inicia uma gestão e precisa de tranquilidade na relação Executivo com Legislativo.

Além disso, a divisão da base irá fatalmente fortalecer a enfraquecida Oposição, afinal devem ser justamente os deputados que estão em partidos fora da base de sustentação do Governo Brandão, que irão decidir o resultado da eleição para a Mesa Diretora da AL.

(TEXTO JORGE ARAGÃO)