SÃO LUÍS/MA – Na noite desta quinta-feira (10), uma missa solene realizada em praça pública no bairro Cohatrac marcou a abertura da 32ª edição do Círio de Nazaré de São Luís, manifestação religiosa da tradição católica, que anualmente reúne centenas de devotos de Nossa Senhora de Nazaré – um dos títulos dados à Maria, mãe de Jesus Cristo.
O Governo do Maranhão é um dos patrocinadores do Círio de Nazaré 2024 e o governador do Estado, Carlos Brandão, prestigiou a programação de abertura do evento, que se estende até o dia 20 de outubro.
“Nós fizemos questão de participar, como a gente participa todos os anos. Um momento para a gente renovar a nossa fé, um momento para a gente agradecer a nossa vida, à saúde, um momento para a gente estar em contato com a população de toda essa região”, frisou o governador.
Este ano o Círio de Nazaré de São Luís tem como tema “Encontrareis um recém-nascido deitado numa manjedoura”. Nos 10 dias de programação, haverá celebrações e novenário da luz no santuário. O evento também contará com corrida rústica (dia 12) e programação artística e cultural (dias 17 a 20).
No mês passado, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou Projeto de Lei que reconhece o Círio de Nazaré como Manifestação da Cultura Nacional. Momento de fé e devoção, a festa também atrai turistas e gera impacto econômico positivo para o estado.
“O governo também é patrocinador deste evento. Sabemos da dificuldade de realizar um momento importante como esse. Esse ano nós novamente participamos com a Lei de Incentivo, que ajuda na celebração deste evento. Estou muito feliz porque estou em contato com a população, conversando com o povo dessa região e renovando a nossa fé”, afirmou o governador.
Brandão participou da missa solene de abertura do Círio de Nazaré de São Luís 2024 ao lado da presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), Iracema Vale, além do deputado estadual Carlos Lula, do deputado federal Duarte Júnior e de secretários de Estado.
O culto à Nossa Senhora de Nazaré começou na Europa e já está no Brasil há mais de dois séculos, onde é realizado anualmente em outubro. Em 1992, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada por missionários a todas as capitais brasileiras e São Luís foi a primeira cidade visitada.
Hoje a procissão do festejo é uma das maiores manifestações religiosas do Maranhão, acompanhada por mais de cem mil fiéis.