MARANHÃO – Diante dos ataques ocorridos em São Benedito do Rio Preto, interior do Maranhão, o governador Carlos Brandão (PSB) anunciou medidas para combater o crime que teria acontecido no último fim de semana.
A denúncia é que moradores de uma comunidade tradicional tiveram suas casas incendiadas e que foram obrigados a deixar suas terras que ficam na comunidade Baixão dos Rocha, em São Benedito do Rio Preto.
“Diante dos ataques à comunidade tradicional Baixão dos Rochas, em São Benedito do Rio Preto, a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria de Segurança do Maranhão foram até o local apurar os fatos e garantir assistência às famílias. E ainda formamos um Grupo de Trabalho para resolução do conflito”, afirmou o governador.
Os conflitos teriam sido iniciados em 2021, quando duas empresas iniciaram o plantio de soja na região.
No entanto, segundo o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Interma), o território onde vivem as comunidades é público e já identificou que as terras foram griladas. Já os produtores de soja entraram na Justiça com uma ação de reintegração de posse da terra para expulsar os moradores.