VICE GOVERNADOR FELIPE CAMARÃO NA COMITIVA BELGA.

MARANHÃO – O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, mostra, cada vez mais sua importância e prestígio estratégico e político no governo. Neste momento, Camarão encontra-se em Bruxelas, na Bélgica, em agenda internacional, representando o governo estadual.

Felipe Camarão integra a comitiva Internacional que busca, junto ao Ministério das Relações Exteriores do governo belga e a União Europeia importantes programas, investidores e parceiros nas áreas de transição de energética da Região Nordeste. O grupo é liderado pela presidente do Consórcio Nordeste e governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

A comitiva apresentou ao governo belga toda as potencialidades da Região Nordeste e prospectou parcerias para importantes projetos de energia limpa e descarbonização da economia brasileira, garantindo avanços para a indústria e a economia como um todo.

A comitiva, integrada também por governadores de outros estados nordestinos, foi recebida no Ministério das Relações Exteriores, ontem,15, pela Princesa Astrid da Bélgica; pela vice-Ministra e presidente do Conselho de Administração do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Theodora Gentzis; o embaixador Patrick Herman; e outras autoridades belgas.

Potencial do Maranhão

Felipe Camarão apresentou as potencialidades econômicas do Maranhão, destacando o Porto do Itaqui, sua localização geográfica privilegiada e segundo mais profundo do mundo, perdendo apenas para o Porto de Roterdã, na Holanda. “Nosso porto tem uma potencialidade gigantesca, e pode ser a porta de entrada e saída do Brasil. Estamos concluindo o projeto de construção da Ferrovia Norte-Sul, que interligará os estados do Centro-Oeste e Sudeste ao nosso Porto do Itaqui. E também estamos na fase de licenciamento ambiental para a construção de um porto em Alcântara, onde localiza-se a Base Espacial. Temos, ainda, uma bacia hidrográfica gigantesca, além de muitas outras potencialidades”, afirmou Felipe Camarão ao governo belga.

O vice-governador disse, ainda, que o Maranhão está de portas abertas para que os belgas visitem o estado e conheçam suas potencialidades.

Fátima Bezerra apresentou os grandes benefícios que a Região Nordeste tem para atrair investimentos estrangeiros. São nove estados com saída para o mar, 23 aeroportos, 13 portos e capacidade para formação de mãos de obra especializada. “Considerando o destaque da nossa região Nordeste na geração de energia limpa e renovável, bem como todo seu potencial energético, mineral e humano, ainda não aproveitado, a transição energética e a descarbonização da economia têm importante papel na busca por esses fins. O Nordeste é o maior produtor de energia éolica e solar do Brasil, gerando mais energia limpa e renovável do que o consumo energético total da região. Nossa localização geográfica, próxima daqui da Europa, África e América do Norte, com 3 mil quilômetros de costa oceânica, com todos os nove estados dispondo de saída para o mar, faz do Nordeste um grande atrativo para investimentos estrangeiros”, destacou a presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra.