SARNEY RECEBENDO A HOMENAGEM PELO PRESIDENTE DO TJMA.

MARANHÃO – Hoje ao completar 92 anos, o ex-presidente da República, José Sarney (MDB), foi condecorado com a maior honraria do Tribunal de Justiça do Maranhão.

A condecoração aconteceu na sexta-feira (22), perto do aniversário do maranhense mais ilustre, o ex-presidente recebeu a principal comenda da Justiça do Maranhão: a medalha Cândido Mendes, que é entregue a figuras importantes que contribuíram com a história do judiciário maranhense.

A homenagem foi indicada pelos desembargadores Jorge Hachid e Jamil Gedeon e entregue pelo atual presidente do TJ, desembargador Lourival Serejo. A entrega aconteceu na residência de José Sarney, em São Luís, e contou com a presença da ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney; e a esposa de José Sarney, Marly Sarney, e ainda membros dos Poderes Judiciários e Legislativo do estado.

Nascido no Maranhão em 24 de abril de 1930, José Sarney se formou em Direito em 1953. Posteriormente, passou a se dedicar à política, se tornando presidente do Brasil de 1985 a 1990.

A honraria dedicada pelos Togados na sexta-feira (22) chama-se Medalha Especial Cândido Mendes, mais alta comenda do Poder Judiciário Estadual. Participaram da “cerimônia” os desembargadores Lourival Serejo (presidente do Tribunal de Justiça), Paulo Velten (corregedor-geral da Justiça e presidente eleito do TJMA para o biênio  2022/2024), Jamil Gedeon e Jorge Rachid (autores da proposta de concessão da comenda), Bayma Araújo (decano do Tribunal de Justiça), Raimundo Barros, Vicente de Castro e Marcelino Everton.

Na oportunidade, os desembargadores enalteceram a história de José Sarney e sua importante contribuição para o Brasil e para o Maranhão como homem público comprometido com o desenvolvimento da Nação.

O ato de entrega da medalha a Sarney foi acompanhado pela sua esposa, Marly Sarney, pela sua filha e ex-governadora do Estado do Maranhão, Roseana Sarney e pelo desembargador federal Luis Gustavo Soares Amorim de Sousa, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que é casado com Rafaela Sarney – filha de Roseana.

MEDALHA CÂNDIDO MENDES

A Medalha Cândido Mendes – idealizada pelo decano da Corte de Justiça Maranhense, desembargador Bayma Araújo –  é uma reverência ao jurista maranhense Cândido Mendes, que ganhou notoriedade nacional pelos estudos jurídicos e pelas ações em defesa das fronteiras do país.

A comenda máxima do Poder Judiciário do Maranhão foi criada pela Resolução nº 56, de 23 de outubro de 2013, e reverencia autoridades que se destacam no cenário estadual e nacional, incluindo desembargadores, conselheiros do Conselho Nacional de Justiça, governadores, ministros de tribunais superiores, ministros de Estado, senadores e presidentes da República.

Na manhã deste domingo (24) será realizada uma missa, a partir das 8h, em celebração ao aniversário do ex-presidente José Sarney, pela passagem do seu aniversário. A missa terá transmissão ao vivo do canal de televisão Rede Vida, diretamente do Santuário da Vida, em São José do Rio Preto (SP).

SARNEY SENDO HOMENAGEADO.
EX PRESIDENTE SARNEY E DONA MARLY SARNEY.