MARANHÃO – “O povo aqui era desprezado, jogado, agora que estão nos enxergando com essa escola, que para nós vai ser bom demais. Nossos filhos vão voltar a estudar perto da gente”. Essa foi a afirmação do Genivaldo Fernandes, que é pai do Geilson Alves Fernandes, de 8 anos, estudante da nova Unidade Escolar Básica Machado de Assis, no povoado Bom Jardim, em Mirador, inaugurada neste sábado (15).
No povoado Bom Jardim moram 50 famílias e a Escola Digna trouxe principalmente esperança para os pais e avós da comunidade. Como a dona Francisca Fernandes de Melo, que aos 59 anos tem 14 netos e foi a doadora do terreno onde foi construída a nova escola. “Eu doei o terreno pra construir a escola porque quero os meus netinhos ‘tudo sabido’, queria meus netos formados, lendo diretinho. Tô muito feliz com essa escola bem bonita e com tudo dentro”, afirmou.
Até pouco tempo atrás a realidade era outra. As crianças do povoado tinham duas opções: Iam estudar no povoado Cocos ou estudavam em um casebre de barro e palha no povoado. A dona Osmarina Silva Pereira, moradora e zeladora da casa onde funcionava a UEB Machado de Assim, explicou como era a triste realidade vivenciada pelas crianças da comunidade.