MARANHÃO – O site da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) publicou nesta quinta-feira (03) notícia dando conta que a eleição da FAMEM não ocorrerá no mês de janeiro, mas sim, no próximo dia 21 de novembro.
A decisão faz parte de um acordo de um grupo de prefeitos com o atual presidente, Erlânio Xavier, do PDT.
“A nova Mesa Diretora somente tomará posse no início de 2023, mas a antecipação do processo eleitoral está sendo realizada para facilitar a transição e garantir que mais prefeitos possam participar, uma vez janeiro é um mês no qual muitos gestores tiram suas férias.” Diz a reportagem.
Curiosamente no mesmo dia que a eleição da FAMEM foi antecipada, houve uma reunião no Palácio dos Leões com o núcleo político do Governo do Maranhão, que convidou os dois prefeitos candidatos à presidência da entidade – aliados do governador Carlos Brandão – para o diálogo.
O prefeito de São Mateus, Ivo Resende (PSB) estava acompanhado do seu padrinho político, o ex-prefeito Miltinho Aragão; e o prefeito de Coelho Neto, Bruno Silva (PP), chegou com o deputado federal André Fufuca. Os dois gestores municipais externaram publicamente por meio de suas redes sociais que irão disputar o comando da Federação.
Porém, o Governo Estadual não quer disputa e trabalha para composição entre os prefeitos aliados ao Palácio dos Leões.
A reunião desta manhã foi mediada pelos secretários Rubens Pereira (Articulação Política) e Sebastião Madeira (Casa Civil). A ideia do encontro foi sair com candidatura única para uma eleição consensual entre os aliados do governo. O resultado da conversa entre Ivo e Bruno deve ser anunciada dentro dos próximos dias.