SÃO LUÍS/MA – O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, disse, no sábado(27), que vai entregar o Elevado da Cidade antes do prazo. “A gente já está colocando a primeira peça de suporte da pista do elevado. Essa peça chama-se longarina, tem 19 toneladas e 20 metros de comprimento. O elevado vai ter 28 longarinas iguais a essa. E é por cima dessa longarina que a gente vai fazer a laje de concreto onde vai ficar a pista do elevado”, explicou.
O prefeito lançou uma enquete perguntando daqui a quantos dias vai passar o primeiro carro em cima do Elevado da Cidade. “A obra segue a todo vapor e, logo logo, o 1º elevado construído pela Prefeitura de São Luís vai acabar com os engarrafamentos históricos em toda essa região”, destacou.
Localizado na rotatória do aeroporto, no Tirirical, estão sendo investidos no Elevado da Cidade recursos no valor de R$ 32.950.286,46, provenientes do Tesouro Municipal. A obra tem prazo de conclusão de 12 meses e terá uma extensão de 230 metros.
No Elevado da Cidade, haverá duas faixas de tráfego partindo da Igreja do São Cristóvão em direção à BR-135 ou ao Aeroporto.
O tráfego vindo do São Cristóvão, em direção à Rodoviária e ao Centro da cidade, seguirá em uma faixa pela direita, na Avenida dos Franceses.
As demais faixas ao redor do complexo viário manterão seus fluxos atuais, enquanto a área passará por melhorias viárias, incluindo alargamento de pistas, criação de ciclovia e modificações geométricas para proporcionar uma circulação mais eficiente. Ou seja, as cinco faixas existentes (três no sentido Aeroporto-São Cristóvão e duas no sentido Aeroporto-Rodoviária-Centro) serão mantidas e ficarão por baixo do viaduto, passando por melhorias e adaptações.
Adicionalmente, toda área passará por ações de drenagem profunda, paisagismo e modificações geométricas.