BARREIRINHAS/MA – Após a confirmação pelo governador Carlos Brandão (PSB), que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foram confirmados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio Mundial Natural. Onde o mesmo se encontra em Nova Délhi, na Índia, desde quinta-feira participando, juntamente com outros integrantes da comitiva maranhense da 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. O prefeito da cidade de Barreirinhas, Dr. Amilcar Rocha, expressou sua satisfação e alegria na sua rede social pela noticia, veja abaixo:
“É tanto orgulho que não cabe no meu peito.
Hoje, 26 de julho de 2024, a Unesco finalmente reconheceu os Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade”. Declarou Dr. Amilcar Rocha.
Os Lençóis Maranhenses chegaram a esta etapa com o respaldo de uma recomendação positiva dada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Nela, os avaliadores que visitaram o deserto tropical maranhense, em agosto do ano passado, garantiram que o local atende aos critérios para se tornar patrimônio mundial, reunindo condições de integridade e as obrigações no que tange à proteção e gerenciamento.
O texto técnico contido no relatório da UICN, que estava a serviço da UNESCO, alimentou a confiança dos brasileiros que conhecem e se orgulham da paisagem incomum, em especial, os que trabalham diretamente na cadeia produtiva do turismo.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode ser descrito como um vasto campo de dunas e lagoas temporárias ou permanentes que criam um cenário superinteressante, moldado continuamente pelo soprar do vento. Localizado numa zona de transição entre os biomas cerrado, caatinga e amazônico, o PARNA Lençóis ocupa cerca de 155 mil hectares, com áreas também de restingas, manguezais e comunidades.
Mais de quatro mil pessoas moram, literalmente, no destino que atrai milhares de turistas do mundo.
A atividade turística é fundamental para a renda familiar da região, aliada à agricultura, pesca e pecuária.