42 deputados eleitos e reeleitos em outubro de 2022 para mandato de 4 anos.

MARANHÃO – Os 42 deputados estaduais que atuarão na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), nos próximos quatro anos, tomaram posse, na manhã desta quarta-feira (1º). Em sessão solene no Plenário Nagib Haickel, os parlamentares foram habilitados a assumir uma cadeira no parlamento maranhense. Na ocasião houve, também, a eleição e posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

As sessões solenes marcaram a abertura do Ano Legislativo no plenário da Casa. Representando o governador Carlos Brandão, o secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, falou sobre a relevância do ato democrático.  

“É um importante rito democrático a posse dos 42 deputados eleitos que compõem mais uma legislatura. Tudo indica que o Poder Legislativo trabalhará em sintonia com o Poder Executivo do Estado, até porque o governador Carlos Brandão é extremamente agregador, já foi deputado e sabe as dores e angústias do Poder Legislativo. Portanto, parabéns aos 42 deputados que tomam posse e parabéns para a presidente Iracema Vale que se torna a primeira mulher a ser presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão”, destacou o secretário Madeira.  

A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e secretários eleitos e empossados na Sessão Preparatória de Eleição da Mesa Diretora, conduziram a cerimônia, que contou com a presença de deputados estaduais, autoridades dos três poderes do Estado do Maranhão e convidados.

“Tenho um compromisso muito grande com o povo do Maranhão. Meu coração é só gratidão. Agradeço a Deus por ter nos trazido até aqui. Tenho gratidão ao governador Carlos Brandão por sempre nos incentivar, apoiar e acreditar no protagonismo feminino”, pontuou a presidente Iracema Vale.

A programação começou com os ritos da Cerimônia Militar, incluindo hasteamento da bandeira e revista à tropa. No segundo momento, foi realizada entrevista coletiva no hall de entrada da Casa.

Mesa Diretora

A chapa União pelo Maranhão foi formalizada para o comando da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão. A chapa é encabeçada pela presidente da casa parlamentar, a deputada Iracema Vale.

Compõem ainda a chapa o primeiro vice-presidente, Rodrigo Lago; o segundo vice-presidente, o deputado Arnaldo Melo; terceiro vice-presidente, a deputada Fabiana Villar; e quarto vice-presidente, deputada Andreia Martins Resende.

Integram também a chapa o primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários, respectivamente, os deputados Antônio Pereira, Roberto Costa, Osmar Filho e Guilherme Paz.  

Procuradoria da Mulher

Também foi realizada a eleição para escolha da nova titular da Procuradoria da Mulher, que teve como eleita a deputada Daniella (PSB) reconduzida ao cargo. 

“Com certeza, é um grande momento. Quero dar continuidade ao trabalho que começamos. Dessa vez, a gente chega ainda mais forte, com reforço. Com certeza vamos fortalecer essa bandeira dentro da casa. Vamos continuar o diálogo. Vamos fazer do Maranhão um Estado mais justo e igualitário”, afirmou a deputada Daniella.

Confira a baixo a lista de deputados empossados na manhã desta quarta-feira

Abigail (PL);
Aluizio Santos (PL);
Ana do Gás (PC do B);
Andreia Martins Rezende (PSB);
Antônio Pereira (PSB);
Ariston Gonçalo (PSB);
Arnaldo Melo (PP);
Carlos Lulla (PSB);
Claudia Coutinho (PDT);
Claudio Cunha (PL);
Daniella (PSB);
Davi Brandão (PSB);
Dr. Yglésio (PSB);
Dra Vivianne (PDT);
Edna Silva (Patriota);
Eric Costa (PSD);
Fabiana Vilar (PL);
Fernando Braide (PSC);
Florêncio Neto (PSB);
Francisco Nagib (PSB);
Glalbert Cutrim (PDT);
Guilherme Paz (Patriota);
Hemetério Weba (PP);
Iracema Vale (PSB);
Janaina Ramos (Republicanos);
Júlio Mendonça (PC do B);
Júnior Cascaria (Podemos);
Junior Grança (PP);
Juscelino Marreca (Patriota);
Leandro Bello (Podemos);
Mical Damasceno (PSD);
Neto Evangelista (União Brasil);
Osmar Filho (PDT);
Othelino Neto (PC do B);
Rafael Leitoa (PSB);
Ricardo Arruda (MDB);
Ricardo Rios (PC do B);
Rildo Amaral (PP);
Roberto Costa (MDB);
Rodrigo Lago (PC do B);
Solange Almeida (PL);
Wellington do Curso (PSC)