MARANHÃO – O deputado estadual Jota Pinto utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para demonstrar preocupação com o aumento dos casos de violência contra a mulher no estado e defender a criação da Secretaria da Mulher no município de São Luís.
Durante o discurso, o parlamentar destacou que os casos de violência física, psicológica e política contra mulheres têm crescido diariamente no Maranhão. Jota Pinto também parabenizou o governador Carlos Brandão pelo apoio oferecido à jovem Samara, vítima de violência que ganhou repercussão nacional.
O deputado afirmou que, apesar do suporte oferecido pelo Governo do Estado, São Luís ainda precisa de uma estrutura municipal mais forte para acolher mulheres vítimas de violência. Segundo ele, atualmente existe apenas uma coordenadoria, o que considera insuficiente diante da demanda.
Jota Pinto também relembrou que, em 2023, foi sancionada uma lei de autoria da vereadora Concita Pinto criando uma Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência em São Luís, mas afirmou que a medida ainda não foi colocada em prática.
Na tribuna, o parlamentar fez um apelo à prefeita de São Luís, Esmênia, para que implante a Secretaria da Mulher no município como forma de ampliar o apoio psicológico, jurídico e social às vítimas de violência.
Segundo o deputado, o pedido já vinha sendo defendido por vereadoras da capital, entre elas Thay Evangelista e Concita Pinto.







