DEBATE NA MIRANTE.

MARANHÃO – O último grande ato da eleição na capital maranhense em 2024 foi o debate da TV Mirante, na noite desta quinta-feira (03). O debate, que foi dividido em quatro blocos, teve a mediação do jornalista Paulo Renato Soares, da TV Globo, e contou com a participação de todos os candidatos à Prefeitura de São Luís.

No primeiro bloco, o grande destaque foi quando a candidata Flávia Alves (SD) que cobrou do candidato Duarte Júnior (PSB) coerência na sua conduta como ativista da inclusão social e eventual protetor das famílias atípicas. A candidata disse que Duarte na teoria age de uma forma e na prática de outra bem diferente, citando que durante os problemas enfrentados pela Casa Ninar, de responsabilidade do Governo do Maranhão, Duarte não se posicionou sobre o assunto.

O segundo bloco foi marcado por uma revelação do candidato Eduardo Braide. Durante um Direito de Resposta, o atual prefeito afirmou, e postou nas suas redes sociais, uma ação que Duarte entrou na Justiça e poderia cancelar a merenda escolar das crianças da capital maranhense. “Se esse pedido desumano de Duarte Júnior tivesse sido aceito, mais de 85 mil crianças ficariam sem alimentação escolar nas escolas de São Luís. Só que a ação foi arquivada por ausência de irregularidades”, destacou Braide.

O terceiro bloco foi o que menos repercutiu. O destaque ficou  num embate, com troca de acusações, entre Wellington do Curso (Novo) e Eduardo Braide sobre emendas parlamentares e corrupção. O bloco também teve uma estranha “tabelinha” entre o candidato Yglesio Moyses (PRTB) e Duarte, outrora adversários ferrenhos, que apesar de se confrontarem, não se criticaram e ambos miraram artilharia para Eduardo Braide.

O quarto foi marcado pela crítica de Flávia Alves a campanha de Duarte Jr. A candidata disse que a Judith (cachorra de Duarte) aparece mais no horário eleitoral que a candidata a vice dele, Creuzamar de Pinho. O último bloco novamente funcionou a “tabelinha” Yglesio e Duarte, que evitaram se confrontar e seguiram atacando o prefeito e líder nas pesquisas eleitorais, inclusive com a grande tendência de vencer no 1º Turno.

Com oito candidatos, tivemos poucos embates entre os principais postulantes ao cargo de prefeito de São Luís e isso fez com que o debate ficasse aquém da expectativa. Sendo assim, o debate não deve ter grande interferência para o pleito do próximo domingo, 06 de outubro.