PREFEITO DE SÃO LUÍS.

SÃO LUÍS/MA – Em coletiva de imprensa  nesta segunda-feira (03), o prefeito de São Luís,  Eduardo Braide, anunciou como uma das medidas de combate à Covid-19, o funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, de testagem em massa nos cinco terminais de ônibus da cidade: Praia Grande, Cohama, Cohab, São Cristóvão e Distrito Industrial/BR-135. Além disso, continuam os pontos onde a sondagem vem acontecendo.

A partir desta terça-feira (04), as unidades mistas do Bequimão, São Bernardo, Itaqui-Bacanga e Coroadinho, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Rural e o Socorrinho do São Francisco fazem o acolhimento, pré-triagem e separação de pacientes com sintomas característicos de coronavírus.

Para evitar aglomeração, unidades em que a população ludovicense poderá buscar atendimento, caso esteja com algum sintoma gripal,  também farão o atendimento imediato na parte externa das unidades, em estruturas montadas com tendas.

Em caso de teste positivo para Covid-19, o atendimento será prioritário e, havendo a necessidade de internação, adultos serão encaminhados para o Hospital da Mulher (quando o caso for considerado grave) e para a Unidade Mista do Bequimão (quando o caso for considerado moderado); e as crianças, para o Hospital da Criança, localizado à Avenida dos Franceses, na Alemanha. Do contrário, o atendimento terá fluxo normal, com consulta, prescrição e atestado médico, com orientação para tratamento domiciliar.

Segundo Eduardo Braide, não  há  nenhum paciente internado por Covid-19  nas unidades hospitalares do município.  Ele atribui isso à marca da vacinação na capital.

O prefeito também anunciou medidas contra a influenza (H3N3). Há casos da gripe em São Luís e muitas ocorrências de pessoas com sintomas gripais nos hospitais municipais.