Mesa de honra entrega titulo (1).

MARANHÃO – A Câmara de Vereadores concedeu o Título de “Cidadão Imperatrizense” ao desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, corregedor-geral da Justiça do Maranhão. A cerimônia de entrega do título ocorreu na noite da última sexta-feira (1º) em sessão solene, no Plenário Leo Franklin, na Câmara Municipal de Imperatriz.

A concessão do título foi proposta do vereador Alberto de Sousa, presidente do Legislativo Municipal e aprovada pelos membros da Casa (Decreto Legislativo nº 26/2022). O parlamentar afirmou que a homenagem é um reconhecimento ao desempenho das atividades do magistrado em favor da cidade Imperatriz, do fortalecimento das ações do Judiciário, sobretudo, no que se refere às questões de ampliação do acesso à Justiça.

“Seu compromisso em fortalecer o Poder Judiciário na Comarca de Imperatriz com uma prestação jurisdicional de qualidade, implementação de projetos, dentre outros, é a prova do compromisso que o desembargador Froz Sobrinho tem com a nossa cidade, sem dúvida, uma razão justa para esta homenagem”, acrescentou o vereador.

O corregedor disse se sentir honrado e agradecido pelo título, lembrou a primeira vez que visitou a cidade, em 1992, ainda promotor de Justiça na Comarca de Carolina, e na oportunidade foi muito bem acolhido. “Eu sempre tive vontade de trabalhar em Imperatriz, e hoje à frente da Corregedoria temos buscado desenvolver diversas ações de apoio à Justiça de 1º Grau, para essa que é a segunda maior comarca do Estado. A palavra que nos une nessa noite é gratidão, muito obrigado a todos”, ressaltou o magistrado.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Alberto Sousa, na presença de todos os parlamentares da Casa; do prefeito Assis Ramos; do desembargador aposentado José Bernardo Rodrigues, chefe de Gabinete da CGJ; da juíza Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia, titular da 1ª Vara da Família de Imperatriz; dos juízes Delvan Tavares de Oliveira, diretor do Fórum de Imperatriz; Adolfo Pires da Fonseca Neto, da 2ª Vara da Família de Imperatriz; e André Bezerra Ewerton Martins, titular da 4ª Vara Cível de Imperatriz; do presidente do Sindicato Rural de Imperatriz, Luis Afonso Danda, e de demais autoridades do município, homenageados e familiares.

PERFIL

José de Ribamar Froz Sobrinho nasceu em Viana (MA), em 30 de dezembro de 1967. É desembargador, membro da 3ª Câmara Criminal. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 1990. Ingressou no Ministério Público Estadual em 1992, onde foi Promotor de Justiça. Foi coordenador da Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Maranhão (UMF), no Tribunal de Justiça do Maranhão e diretor da Escola da Magistratura do Estado do Maranhão (Esmam).

Como Promotor de Justiça atuou em em várias Promotorias Cíveis, Criminais, Especializadas e Eleitorais, além de ter exercido cargos e funções administrativas e de direção, onde se destacam a de diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais da Procuradoria-Geral de Justiça do Maranhão, coordenador de Estágio dos Formandos do Curso de Direito; diretor eleitor das Promotorias de Justiça da Capital e assessor jurídico do Procurador-Geral de Justiça.

Foi corregedor regional eleitoral e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), no biênio 2013/14. Atuou como professor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP-MA), Escola Superior da Magistratura do Trabalho (ESMATRA-MA), Escola Superior da Advocacia (ESA-MA), da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) e do Centro de Ensino Unificado do Maranhão (UNICEUMA). É professor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) desde 2009.

Especializou-se em Direito Ambiental e Políticas Públicas, pela Universidade Federal do Pará (UFPA); em Aperfeiçoamento em Direito Constitucional e de Capacitação Pedagógica de Docentes, pelo UNICEUMA; e em Técnicas para Interposição de Recursos Especiais e Extraordinários, pela Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP). É pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil, pelo UNICEUMA, e Mestre em Direito Constitucional, pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

Corregedor Froz Sobrinho recebe Título de Cidadão Imperatrizense das mãos do presidente da Câmara Municipal, vereador Alberto Sousa.
Discurso entrega de título.

(Assessoria de Comunicação/Corregedoria Geral da Justiça)