MARANHÃO – O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, está de Luto, faleceu na noite de sábado (02) de setembro, em São Luís, o coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Patrício Daniel dos Passos Penha, aos 36 anos. O anúncio foi feito pelo Comandante-Geral coronel Célio Roberto e a morte se deu em decorrência do diagnóstico de leucemia, um tipo de câncer que ocorre na formação das células sanguíneas.
Patrício Daniel descobriu a doença no mês de agosto durante exames de rotina e a equipe médica decidiu pela internação imediata, no Hospital São Domingos. Em meio a essa batalha, Patrício, que era tenente-coronel e considerado um dos melhores do quadros do CBMMA, recebeu a promoção ao posto de coronel, a mais alta patente da corporação.
Atual chefe do Departamento de Atividades Técnicas, o coronel Patrício foi comandante do 11º BBM, sediado em Itapecuru-Mirim, época em que ainda era major, e atuou em diversas operações no estado e até mesmo fora, como em Brumadinho, em Minas Gerais. Ele coordenou a missão humanitária e social, para dar apoio às buscas avançadas após o rompimento da barragem na mina Córrego do Feijão. O ato de bravura foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Maranhão, que concedeu a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman a Patrício e mais 21 militares que atuaram na missão
Confira mais detalhes do reconhecimento:
Governador Carlos Brandão: “Registro meu pesar pelo falecimento do Cel Patrício Daniel dos Passos Penha, do nosso Corpo de Bombeiros. Sua trajetória memorável em ações como o resgate das vítimas de Brumadinho não será esquecida. Minha solidariedade aos familiares e amigos”.
Comandante-Geral, coronel Célio Roberto: “Olá, pessoal! O final do dia de ontem (0209) trouxe com o seu ocaso uma notícia muito triste para a família e amigos do Coronel Patrício, seu prematuro falecimento. A palavra que me vem à mente nesse momento de dor e tristeza está registrada no livro de Jó 1:21-b: ‘O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor’. A leucemia e o desejo do mal não o levaram, mas foi Deus que o chamou para estar ao seu lado. Agradeço mais uma vez de público, o reconhecimento feito pelo Sr Governador Carlos Brandão pela promoção do Coronel Patrício ao último posto da Corporação, reconhecimento feito em vida que demonstra o grande gesto para com o nosso irmão de farda. Agradeço a Deus pelo privilégio de ter convivido com o meu irmão Patrício, um ser humano de um grande coração e um profissional bombeiro militar completo. A mais difícil missão que cumpri na minha carreira tive o Coronel Patrício ao meu lado liderando um grande desafio. Era início da pandemia da covid-19 em março de 2020, não sabíamos nada daquela terrível doença, e recebemos a incumbência durante o ‘lockdown’ de entregar cestas básicas de casa em casa nos bairros mais carentes de São Luís, foi o Patrício que coordenou com zelo e afeto essa missão por um ano inteiro. Aos meus amigos e irmãos, a Manuela, ao Tiago, ao David ao pequeno Samuel e a toda família, oro para que o Senhor nosso Deus continue nos dando força para levarmos adiante os ideais do nosso Herói de Brumadinho, o Coronel Bombeiro Militar Patrício Daniel dos Passos Penha. Estamos juntos e Deus está conosco!”.
Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão: “O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão está de luto. É com profundo pesar que informamos o prematuro falecimento do Coronel QOCBM Patrício Daniel dos Passos Penha, o oficial que comandou os Bombeiros Militares Maranhenses no desastre de Brumadinho-MG. Nesse momento de dor nos solidarizamos com os familiares e amigos e expressamos as mais sinceras condolências pela perda”.