MARANHÃO – O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, participou da abertura da Cúpula da Amazônia, nesta terça-feira (8), em Belém (PA), acompanhando o governador Carlos Brandão. O evento reúne governadores dos estados integrantes da Amazônia Legal e autoridades do Governo Federal para dialogar sobre políticas públicas para a Amazônia. A Cúpula Amazônia prossegue até esta quarta-feira (9).
“É importante estarmos integrados a diálogos que tenham como viés a proteção das florestas e a busca pela promoção de iniciativas com fins à preservação dos biomas brasileiros. O Maranhão é parte destas discussões e tem muito a colaborar para que avancem as políticas públicas na área. Acompanhamos um diálogo de altíssimo nível entre os gestores estaduais e avaliamos que há um grande compromisso dos governos com a preservação da Amazônia, em todas as áreas de abrangência”, ressaltou o comandante geral do CBMMA.
A Cúpula da Amazônia tratará da busca de recursos, elaboração de propostas e execução de planejamentos para proteção e preservação das florestas. E ainda, para a prevenção de ocorrências como incêndios e queimadas. A área da Amazônia Legal abrange 67% das florestas tropicais do mundo. “A Amazônia é do Brasil, mas tem impacto no mundo e esses diálogos pretendem otimizar a disponibilização de recursos em benefício deste nosso patrimônio verde e de sua diversa biodiversidade”, avaliou o coronel Célio Roberto.
Na lista das discussões na cúpula estão ainda temas referentes à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e a definição de meta conjunta para redução do desmatamento entre os países que compõem a organização; ações de colaboração no programa regional Amazônia Sempre; ferramentas para mobilizar financiamentos a projetos na região amazônica; proteção de povos originários, mercado de carbono, consumo energético, garimpo ilegal e desmatamento.