NOTA DE REPÚDIO.

MARANHÃO – O Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (CONRE-5), nesta segunda-feira (20), emitiu uma Nota de Repúdio contra o Instituto Três, que realizou e divulgou pesquisa sobre o cenário eleitoral de São Luís, visando as eleições de 2024.

De acordo com o CONRE-5, o instituto não possui estatístico e nem registro junto ao conselho. A pesquisa foi realizada em parceria com a TV Difusora.

NOTA.

“O Conre 5, no uso das suas atribuições, vem a público informar que a pesquisa de intenção de votos ‘realizada’na cidade de São Luís/MA, divulgada pela TV Difusora e replicada por alguns veículos de comunicação, não possui qualquer vínculo com este Conselho. A referida empresa ‘Três Pesquisas’, responsável pelo levantamento, não possui estatístico e nem registro junto a este Conselho”, destacou.

Além disso, o CONRE-5 salientou que ano que vem, ano eleitoral, atuará de forma mais rigorosa, para evitar a divulgação de pesquisas irregulares.

“Reiteramos que, a partir de 2024, o CONRE-5 atuará de forma ainda mais rigorosa, contando, inclusive, com o suporte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no intuito de coibir a realização e divulgação de pesquisas irregulares ou quaisquer outras práticas ligadas ao exercício ilegal da profissão e, dessa forma, fortalecer e preservar cada vez mais a nossa categoria”, finalizou.

Mas lembrando que ano que vem a Justiça Eleitoral determina o cumprimento de algumas exigências para a divulgação de qualquer levantamento eleitoral.

(FONTE: JORGE ARAGÃO)